quinta-feira, 17 de maio de 2018

Uma proposta literária de autoria improvável | "Acasos e Melomanias Urbanas" no regresso de Luís Kandjimbu

No dia em que a cidade de Benguela completou 401 anos desde a sua fundação pelo português Cerveira Pereira a 17 de Maio de 1617, Luís Kandjimbu, um proeminente cosmopolita filho da terra e radicado em Luanda, depois de uns anos dedicados à diplomacia na Europa, fez questão de regressar para apresentar e autografar o seu livro de crónicas intitulado "Acasos e Melomanias Urbanas", que mescla cenas reais e cenas ficcionadas.

É a mais recente obra do autor, publicada sob chancela da Acácias Editora, coleccção Troncos da Literatura. As crónicas narram vivências nostálgicas, tendo a boemia como pano de fundo e colocam duas artes em diálogo, sendo a literatura e a música popular urbana angolana nas décadas de 70 e 80 do século 20.

No dizer do próprio Kandjimbu, “o livro é um testemunho interessante sobre música popular urbana angolana. Ou melhor, sobre música popular urbana angolana vista por um benguelense. O diálogo entre a música e a literatura nem sempre é bem visto, e então livro em para mostrar que podem entrar em um diálogo perfeito.”

A obra tem o condão de intrigar o leitor logo no contacto com a capa ao sugerir autoria póstuma de um misterioso Noël Vilyaneke. Este teria deixado testamento para que saísse em nome de Kandjimbu, amigo que no entanto não chegou a conhecer. Heterónimo?

A sessão teve lugar no espaço de exposição da artista plástica Carla Peairo, no Museu de Arqueologia, antigo armazém de escravos, onde decorre o Acácias-Fest. Estiveram presentes contemporâneos do autor, estudantes, jornalistas, comunidade académica, amantes da cultura e cultores de letras, com realce para Amélia Dalomba e Paula Russa, ambas membros da União dos Escritores Angolanos.

Logo de seguida, Kandjimbu, executante de viola, juntou-se à Banda 70 e tomaram deassalto o palco. Da referida banda fazem parte Raúl Tulingas, percussionista, e o guitarrista Boto Trindade, autor do clássico instrumental “Benguela Libertada”, uma das figuras homenageadas nas crónicas do livro "Acasos e Melomanias Urbanas".

Antigo apresentador do programa “Leituras”, da Televisão Pública de Angola, e Vice-ministro da Cultura, Luís Kandjimbo nasceu em Benguela em 1960. Poeta e crítico literário, é membro da União dos Escritores Angolanos (UEA) e da Associação para o Estudo das Literaturas Africanas de Paris (APELA). Publicou “Apuros de Vigília" (ensaio e crítica), "Apologia de Kalitangi" (ensaio e crítica), “A Estrada da Secura” (poesia, Menção Honrosa do Prémio Sonangol de Literatura),  “O Noctívago e Outras Estórias de um benguelense” (contos), “De Vagares a Vestígios” (Poesia), “Ideogramas de Ngangi” (ensaio), “Ensaio para Inversão do Olhar da Literatura Angolana à Literatura Portuguesa”. 

Reportagem e fotos: Gociante Patissa | 17.05.2018 | www.angodebates.blogspot.com
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas