sábado, 20 de janeiro de 2018

Diário | Filha de mulher não tem mais pena da mãe?

“Mana! Mana! Pelo menos só um vai à merda, né?”
“Eh, primo, vai só já me desculpar, meu primo. Achas que se estivesse tudo bem, eu ia passar sem saudar? Te olhei mesmo mas não te vi… Coração ficou longe…”
“Estás só com o coração fora do lugar. É porcádequiê?”
“É escola, primo. É escola…”
“Matrícula das crianças já, não é?”
“É isso, primo. A pessoa já não sabe mais como vai fazer. O estado é que não tem palavra de homem. Um dia fala na boca do chefe que pagar propina é ilegal. No dia seguinte, no mesmo noticiário, o director da escola diz que comparticipação não é ilegal, que é acordo entre a escola e a comissão de pais. Mas você já sabe mesmo que, no fim de todas as gramáticas que mastigam no micro, quem manda é que sempre mandou…”
“Mana, ainda me desculpa. Aqui está a passar muita gente. Não estamos a falar política, né?”
“O primo tem medo?”
“Não é medo, prima, é história…”
“OK. Falam que livro é gratuito, mas antes de chegar na escola, já está na montra da praça. O pouco do negócio de mandioca e ginguba vai na fuba ou no estudo? Mas você vê só, primo, uma gaja é pai e é mãe das crianças. Vou fazer como?”
“Mas então, e o pai das crianças?”
“Foi…”
“Foi aonde?”
“Na mulher dele…”
“Mas você não exige as obrigações dele?”
“Para quê? Para trazer uns trocos e depois querer me dormir de novo?! Oh primo, você quando toma decisão, toma mesmo. Não fica mais tipo carne de cão não como mas o molho vai…”
“É isso aí…”
“Eu estou a ver mesmo bem, meu primo, este ano vai ser o último do menino. Fica mesmo na terceira classe dele, não estou a me ver. Vou só investir na menina, que está na segunda…”
“Mas onde come um não comem dois?”
“Meu primo, que futuro é que ele vai-me dar? Filho de homem quando crescer só vai sustentar a sogra dele, esquece a mãe. Melhor é investir na menina. Filha de mulher não tem mais pena da mãe?
www.angodebates.blogspot.com | Gociante Patissa | Benguela, 20 Janeiro 2018
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas