quinta-feira, 23 de março de 2017

Crónica | O Soba é que disse

O Soba cá do bairro mandou um liga só. Logo hoje. Eu não mayei, liguei na hora para o vovô. Nunca se sabe se te cai uma fezada de ires à reforma em nome dele, andar a vida só em viagens e curtir, ou não é isso? Alô, paizinho Soba, ligou?Ele respondeu que ligou só através do coração, que queria mesmo era que eu fosse comprar saldo que era para ele ligar para mim, porque o assunto era muito sério para ser tratado pessoalmente. Que o melhor era mesmo falar pelo mobile. Eu disse paizinho, a chuva que te molha é a mesma que me molha. Já que o assunto é fonar, vamos gastar no meu, ainda, falando só mesmo em saldo, temos peito para tal. Ele disse, está bem já, pronto. Alô! Continuou o Soba do bairro. Estou na linha, excelência. Ó filho, estás mesmo a ver como a nossa vida está na lama da chuva, né? Não vês que até aparecemos no noticiário? Você fica já esperto, filho. Aqueles homens que lhes falam são jornalistas, quando estás a lhes ver estão a se acompanhar tipo é rato, uns com micro, outros com câmara, estão a te perguntar "afinal como é que foi?", assim você pensa que há alegria?... Nós então somos mais velhos, já vimos muito, pá! Até eu como teu mais velho não consigo sair para jantar na segunda mulher né? Estou a ver, papá. E aquele teu carrito tipo, altura tipo é cágado, é como? Ah, paizinho, é coisa leve, deixei o mambo na oficina a ver se lhe soldam boias de ar ou então asas. Estás maluco ou quê, filho?! Você não acha que com um cavalo tinhas a locomoção mais melhor? Ah, pois, mas não havia uma concessionária de cavalos, nem camelos, quando o dinheiro apareceu. Foste precipitado, filho! Mas pronto, agora é tarde. Viste ambulância passar aqui no bairro ou na rua hoje? Ainda não, paizinho Soba. Esquece. E kupapatas? Nem sombra. E energia? Tinha saído, nem sei responder. Ok, filho, prosseguiu o Soba. Já porque vocês são já os tais viciados das redes sociais, Facebook virou jardim para namorar, vou pedir um favor. É favor mas é ordem. Avisa só aqueles vossos amigos que cantam não sei se gospel ou quê - o nome me foge da boca, mas é parecido com cospe -, pois, lhes avisa mesmo bem. Que não me apareça um estúpido a me cantar, ah, porque "Faz chover, Faz chover! Abre as comportas do céu!" O povo não se vai responsabilizar, ouviste mesmo bem, né?! É tudo, paizinho Soba? Ainda era só isso. Obrigado.
Gociante Patissa. Benguela, 23 Março 2017
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas