quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Crónica | Só pode ser conspiração contra o meu mestrado em ciências tentadas

Estava calmo e quê e tal no horário do patrão, sem chatear ninguém, sua excelência eu renascido de três dias de licença médica. De repente, sem avisar nem nada, só ouviu já no telefone - prrrrriiimmmm!!! - Olha assim, é mensagem. Faz favor, que não seja notícia de óbito nem doença. Leio ou não leio? Vou só já ler, lá preferiu sua excelência, doses limitadas de coragem em cena.

E o conteúdo então? É porque, ah "Boa tarde, a Cespu-Angola informa a todos os alunos que a apresentação do curso de Finanças e G.E.R.Humanos vai ser realizado no dia 17/02/2017 pelas 19h00 sexta feira nas nossas instalações." Como assim?! Mas não pode!!! Exclamou veementemente sua excelência eu, digo no coração só. Na boca, tipo assim dar berro, para dizer a verdade, não se ouviu nada. Sua excelência já nem se lembrava mais até.

Um dia destes, há quatro anos, quando cinquenta dólares era quatro e meio de kwanzas, três anos volvidos sobre a conclusão da licenciatura e um ano após a defesa da tese, inscreveu-se para mestrado na CESPU, centro académico de matriz portuguesa. Passava um ano e... novidade, zero. A velhidade então qual era? Plano A: pós-graduação com acesso ao Mestrado em Ciências da Comunicação (cancelado por falta de candidatos). Plano B: pós-graduação com acesso ao Mestrado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos (arranque condicionado pelas mesmas razões).

Foi assim que com a sua razão, porque sobejo se sabe que ninguém pode ficar prejudicado na sua aspiração só porque o meio em que reside não tem oferta, e com anuência tácita do planeta Terra, Marte, Unesco, ONU, Opep e afins, tomou a liberdade de se outorgar o título académico mais prestigiado de que se tem memória: MESTRE EM CIÊNCIAS TENTADAS. Não seria novidade para quem já tentou com êxito uma graduação em ciências da própria vida, nomeadamente sobrevivendo em fotografia frustrada, jornalismo abandonado, sociedade civil tentada, e acabou por se vender em ensinar como é que se sobe num avião. Portanto, até já andava acomodado no grau de mestre em ciências tentadas. Agora como mais é que o curso vai arrancar?!

Eles estão a fazer isso "com sou eu" porque sabem que não se tem mais idade (falar do poder de sobrenome já é melhor esquecer só), do tipo romper com os empregos a borliú, ir lá nas estranjas e depois regressar com uma resma A4 nas axilas em forma de curriculum vitae à procura de emprego na estaca zero. É por isso.

Ainda por cima, como é que agora querem fundir Finanças com Recuros Humanos, sabendo eles que sua excelência eu (na boca e nas letras bwé), nos números é desgraça em pessoa?! Isso assim não é atirar sua excelência o outro pela segunda vez à cova dos leões?! Mas, pronto, assim ainda vamos lá só ouvir no dia 17 deste. Pelo que, se der para o torto nesta alegre consternação de voltar a assentar o traseiro na carteira de uma sala de aulas, se preparem para as negativas. Ainda era só isso. Obrigado. hahahah
 Gociante Patissa, 9 Fevereiro 2017
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas