quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Diário | EDUQUEM LÁ A VOSSA CRIANÇA, OK?

"Minha senhora! O INAC é aqui?"
"Bom dia também se diz. Sim."
"Repito. O Instituto Nacional da Criança fica aqui?"
"Também repito. Sim. Aqui mesmo."
"Pronto, assim fica mais fácil. É assim! Eu já desde a barriga da minha mãe que nunca fui de falar muito. E só lhe digo uma coisa, minha senhora. Está aí a vossa criança. Lhe eduquem bem! Estou a ir embora..."
"Desculpe-me, caro cidadão. De quem é filho este menor?"
"Meu também..."
"Seu também?"
"Ya! Um gajo já anda muito saturado! Esse miúdo, 10 anos, mexe que mexe, é faltador. Tudo o que ele encontrou já antes de nascer, obriga que é dele e oferece a quem quiser, não ouve ninguém. Já lhe reuni. Nada. Lhe bati na medida da criança. Nada..."
"Mas mexe como? Tem que mexer, é traquinice própria da idade."
"Furta, desvia, subtrai, gamanço. Ó minha senhora, não faça isso! Assim vai dizer que não entende o que é mexer?!"

"Já percebi. Agora, faltador é o quê?"
"Refila muito, falta respeito, só vale palavra dele. Eu se tento mbora conversar nossas coisas do fundo com a mãe dele no nosso kimbundu, ele faz confusão. Só quer português. Na rua, tudo, tudo é lutar. Mas uma pessoa que, quando nasceu, lhe vimos é que vai se dar de bwé?!"
"Ok. Isso..."
"Aí, eu lhe ultimei: você já como não me ouve, sendo eu teu pai, um dia, juro mesmo!, vou-te cumprir!"
"Que horror!"
"Mas o meu vizinho, que passava caminho, disse que não, ah porque você não pode matar a criança, senão o INAC vai cair em cima de ti, a criança é do Estado..."
"Isso é verdade. O Estado conta com a criança."
"Aié? Quer dizer que estamos lá os dois, eu e o Estado, né? Eu logo vi que esses vícios do miúdo de mexer, faltador, aldrabão e tal, não vêm da minha parte. Só pode ser do outro pai. Por isso trouxe a criança aqui. Vos devolvo. Pronto, eduquem lá bem a vossa criança, pá!, Ok?..."
"Mas o senhor julga que faz sentido abandonar o seu filho no INAC?"
"Também não é criança do Estado? Na doença, sou eu. Na propina da escola, sou eu. Ai, o Estado só sabe ser dono, não assume nada?!"
www.angodebates.blogspot.com
Gociante Patissa. Katombela, 31.08.2016
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas