quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

[Oficina] Conto | A infelicidade da casca de banana

Texto de David Calivala,
Lobito, 10.02.2016

Quando nasci senti que éramos uma família. Alguns lá pra cima e outros mais lá pra baixo, mas éramos uma família. Sentia eu que nossos rabos ou pés estavam presos na mesma aldeia. Perto de um riacho víamos tudo e sentíamos a nossa aldeia Cacho suportar-nos o crescimento.

Sentia muito amor e admiração a um estrangeiro que, de vez em quando, ajudava para o crescimento do meu país Bananeira. Ele dizia-se dono do continente Bananal. Independentemente do que ele fazia no seu próprio país, o que eu não sabia, porque não via, quando ele chegasse ao nosso país, todos nós ficávamos contentes. Pois ele dava-nos tratamento reconhecido para que crescêssemos saudáveis, isso via-se.

Certo dia, eu senti que a nossa aldeia foi removida do meu país. Com essa remoção o meu país foi derrubado também. Eu escondia um segredo e não contava nada, nem mesmo a ninguém.

Eu senti que, para além de crescido, o meu eu se amarelava e o meu íntimo secreto deixava a dureza e dava lugar à moleza, para o olhar ensalivador de muitos estrangeiros.

A dado momento e para meu espanto, cortaram o meu cordão umbilical, separando-me da minha aldeia. Senti medo, mas muito medo mesmo. Achei que não conseguiria viver fora da minha aldeia e sem ver meus irmãos, era verdade e eu tinha razão. Apalparam-me e fizeram alguma pressão sobre mim. Antes achei que me estavam a acariciar, mas depois senti que me estavam a sufocar com apertos. Num dado momento senti a minha cabeça decapitada, meu corpo sendo rasgado aos poucos. O que mais me doeu foi saber que me rasgavam para desnudar o meu segredo. Espantei-me quando vi que familiares do estrangeiro, que nos bem tratavam em visitas ao nosso país, aprazeiravam-se enormemente quando a suas mandíbulas entravam em confidências com o meu segredo.
Chorei, chorei e chorei muito.

Não se importaram com a minha dor, ou talvez sim e por isso deitaram-me feito lixo num contentor, e aí eu me vi apodrecer. E só agora percebi que nem todo aquele que vem como quem te quer ajudar é porque quer teu bem. Pode sim querer preparar caminho e o momento exacto para….
                                                                                           _________________________
Nota do Blog Angodebates: No ano em que completa o 10.º aniversário, o nosso Blog lançou um desafio de crescer junto com os seus leitores, abrindo para o efeito uma oficina para a divulgação de contos, crónicas e poesia de autores com ou sem livros. Como é natural, teremos colaboradores principiantes, pelo que lá onde for necessário, a gestão editorial do Blog fará ou sugerirá arranjo. O que esperamos é no futuro olhar para o primeiro texto de cada colaborador e festejarmos o progresso que for alcançando.
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas