segunda-feira, 26 de outubro de 2015

NOTA DE IMPRENSA | Lançamento do Livro "O APITO QUE NÃO SE OUVIU "


Por incumbência do Secretário-Geral da União dos Escritores Angolanos (UEA), o confrade Carmo Neto, somos a solicitar a vossa divulgação e cobertura da sessão de lançamento do livro crónicas "O APITO QUE NÃO SE OUVIU", da autoria de Gociante Patissa, residente nesta cidade. O referido acto terá lugar na Mediateca de Benguela, pelas 15 horas de sábado, dia 31 de Outubro, com apresentação formal do escritor e jornalista Luís Fernando. A obra será comercializada ao preço de mil kwanzas e as entradas são livres.


De 100 páginas, "O APITO QUE NÃO SE OUVIU" reúne 37 crónicas repartidas em três capítulos, como sejam, «viagens», «por dentro da nossa gente» e «na via». O livro tem a particularidade de assinalar o oitavo aniversário de uma produção apaixonada que o autor levou a cabo entre 2006-2014 na plataforma digital, através do seu blogue «Angola, Debates & Ideias», no endereço www.angodebates.blogspot.com, onde o literário, o jornalístico e o activismo cidadão se entrelaçam constantemente. A crónica que dá título ao livro homenageia um amigo que o autor teve durante a adolescência no bairro Santa Cruz, no município do Lobito, amigo este que veio a falecer no exercício da sua actividade policial.

Na imprensa convencional, os textos animavam o «Boletim A Voz do Olho», da Associação Juvenil para a solidariedade (AJS), do qual Gociante Patissa foi Coordenador Editorial. Foram ainda retomadas pelo Semanário Angolense, Jornal Cultura, bem como pela Revista Tranquilidade, do Comando Geral da Polícia Nacional, com a qual o autor teve uma curta colaboração.

Daniel Gociante Patissa nasceu na comuna do Monte-Belo, Bocoio, província de Benguela, em 1978. Licenciado em Linguística, especialidade de Inglês, pelo ISCED da Universidade Katyavala Bwila, é membro efectivo da União dos Escritores Angolanos. Recebeu o Prémio Provincial de Benguela de Cultura e Artes em 2012, na categoria de Investigação em Ciências Sociais e Humanas, pelo contributo na divulgação da língua e cultura Umbundu através do conto de novas Tecnologias de informação e Comunicação. Venceu ainda o Prémio Festival de Artes da Sonangol EP 2014, categoria de poema. Publicou seis livros: Consulado do Vazio (poesia. Benguela, 2008), A Última Ouvinte (contos. Luanda, 2010), Não Tem Pernas o Tempo (novela. Luanda, 2013), Guardanapo de Papel (poesia. Porto, Portugal, 2014), Fátussengóla, O Homem do Rádio que Espalhava Dúvidas (contos. Luanda, 2014), e agora O Apito que Não se Ouviu (crónicas. Luanda, 2015). Participa em várias antologias de conto, poesia e ensaios em Angola, Moçambique e Portugal, com traduções em italiano e hebraico.

Para mais informações, queiram contactar através do telemóvel 923...
Benguela, 26 de Outubro de 2015

Atentamente 
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas