sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Crónica | Que referências de autoridade moral e cidadania teremos daqui a 40 anos?

Às vezes, observando certas tendências comportamentais na nossa sociedade, ocorre um eclipse entre a esperança e o desespero. 

Esperança, porque é preciso continuar a acreditar no lado positivo do ser humano. O que de errado comete a geração dos nossos mais velhos, a dos libertadores, tarde ou cedo desaparece com a própria geração, é a lei da vida (o maior legado que nos deixam é a obra da reconciliação política e militar). Já o desespero não podia ser menor, quando entre jovens e adolescentes vinga a alienação de indicadores básicos de convivência social. Já falei do caos que seria se cada passageiro de um transporte público tocasse em viva voz a música do telemóvel.

Hoje, depois de pedir a um compatriota (13 anos) que baixasse a música, em vão, vi-me obrigado a lhe lembrar que estávamos num corredor hospitalar (ele até mais combalido), pelo que devia, nas próximas vezes, munir-se de fones, a exemplo de dois jovens no banco ao lado. Aqueles concordaram. É que vinha mesmo a despropósito.

É tautologia dizer que os angolanos não são “iguais”. Nenhum povo é. De qualquer modo, é nas tendências que uma sociedade é “catalogada”, por muito que o relativismo procure negar este critério sociólogo de percepção do “outro”. E a mim, quando o assunto é a postura do angolano no estrangeiro, há qualquer coisa que me intriga. Falo daquela mania de extrapolar o génio festivo e o poder que o poder de compra nos dá. É como se a ONU nos plasmasse o direito exclusivo de falar mais alto, de impor o contacto físico (inconveniente). É como se alguma escala nos tornasse superiores a outros.

Voltei a passar as férias na vizinha República da Namíbia. Povo de maioria Bantu, multi-étnico e linguístico, tão perto de nós, ao mesmo tempo tão distante. Nas províncias de Oshikango e Oshakati, fronteira Norte para eles, Sul para nós, taxistas e comerciantes esmeram-se no português (que não estudam na escola), sinal do quanto o não falante de Oshiwambo e Kwanyama (línguas comuns) movimenta a sua economia. Ao contrário dos comerciantes asiáticos que abundam cá (chineses, vietnamitas), o namibiano raramente levanta a voz. Há quem veja nisso um status inferior, mas basta um pouco de inteligência para ver o óbvio, sendo língua igual a poder: eles dominam a nossa língua, nós vamos geralmente mal no inglês (que estudamos desde a 7.ª classe)

Numa hospedaria de Ongwediva, que acolhe angolanos em busca de saúde, nem mesmo a barreira da língua inibe iniciativas a roçar o desrespeito. Se a bebida atrasa, adiantam-se os berros. O pessoal de serviço, a contra-gosto, mantém-se bem-educado. Há mais gente hospedada, a pagar por sossego (namibianos, ingleses, alemães). Quando ali estive, independiam da hora as brincadeiras de duas mães e suas crianças, cantarolando e dançando: "daquele pai, daquela mãe. Lhe dá! Quadradinho, quadradinho!", enfim.

Ah, também lá se espera pelo médico. Não faltam livros e revistas com chamativas fotos. Por sorte duas mocinhas têem boas batidas e vídeos no telemóvel para curtir e rir. Alguém dirá que se está a exagerar, que seria ofensivo não abrir excepção a grupos profissionais imaculados (diplomatas, religiosos, etc.). Seja como for, assusta este prosperar da árvore, qualquer dia ofusca a própria floresta. Que referências de autoridade moral e cidadania teremos daqui a 40 anos? Como foi que regredimos tanto?

Gociante Patissa. Benguela, 2 Outubro 2015
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas