sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Grecima lança mais onze clássicos da literatura nacional


Texto e foto do portal Rede Angola - O Gabinete de Revitalização e Execução da Comunicação Institucional e Marketing da Administração (Grecima), estrutura ligada à presidência da República, apresentou ontem, quinta-feira, em Luanda, uma segunda selecção com mais onze clássicos da literatura angolana em novas edições. A ocasião serviu também para lançar uma nova colecção, desta vez dedicada aos “Novos Autores”.

A lista de onze clássicos, que apresenta diversos estilos literários (conto, poesia, prosa), inclui nomes como Óscar Ribas (com o livro “Uanga), Viriato da Cruz (“Poemas”), Raul David (“Colonizados e Colonizadores”), Jofre Rocha (“Estórias do musseque”), Jorge Macedo (“Gentes do meu bairro”), Henrique Abranches (“A Konkhava de Feti”), Alda Lara (“Poemas Completos”), Aires de Almeida Santos (“Meu amor da Rua 11”), Boaventura Cardoso (“A morte do velho Kipacaça”), Mário António (“Obra Poética”) e Arnaldo Santos (“A casa velha das margens”).

A primeira selecção incluía nomes como Pepetela, Manuel Rui Monteiro, Agostinho Neto ou João Maiomona e foi apresentada em Novembro de 2013. Na altura, Divaldo Martins, coordenador do projecto Ler Angola (que está inserido nas actividades do Grecima), explicava que cada obra teria uma edição de 5 mil exemplares. “Mas para este ano, e devido ao sucesso da iniciativa, decidimos fazer uma edição de 10 mil exemplares para cada obra seleccionada”, frisou o antigo oficial da Polícia, durante o evento que decorreu na Mediateca de Luanda.

Em relação aos “Novos Autores” (que, na maioria dos casos, já tinha obra editada), a grande novidade é a criação de uma bolsa literária anual – que deverá ser entregue, pelo menos, até 2017. Os autores das propostas, seleccionadas mediante concurso, recebem 250 mil kwanzas e o valor total das vendas (a tiragem é de 2500 exemplares, por obra).

A primeira lista de 11 – o número faz alusão ao 11 de Novembro, dia da independência – destaca Paula Russa, escritora de Benguela, que publica o romance histórico “Na pele de Zito Maimba”. Também de Benguela, veio o poeta e contista Gociante Patissa, com “Fatussengóla, o Homem do Rádio que Espalhava Dúvidas. A selecção contempla ainda “Proficuidade”, de Carlos Bengui, “Sonhos Bordados”, de Yola Castro, “E lá fora os cães”, de Nguimba Ngola, “O coleccionador de Pirilampos”, de Soberano Canhanga, “Verso Vegetal”, de David Capelenguela, “Mukandas Angolanas sobre a Barriga de Zinha”, de Jorge Salvador, “O homem da casa amarela e outras histórias”, de Gaspar Lourenço, “Incertezas”, de Katya Santos e “Humanus”, de Martinho Katúmua.

No total, o Programa de Fomento do Livro e da Leitura, editou até ao momento 137.500 livros. O programa nasceu no âmbito do projecto Ler Angola.
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas