domingo, 3 de agosto de 2014

Crónica: Nota positiva para o show do mês com Robertinho (2/8/14)

São 19h45 quando a boleia chega à porta do Hotel. O destino é pertinho, cinco quilómetros talvez. O evento inicia às 21h00. A antecedência seria, em termos aritméticos, tempo excessivo, mas… isto é Luanda. A margem de erro para qualquer prognóstico de chegada atinge os 90%, tal é o engarrafamento. Mais cedo, melhor.

Embarco no Jeep do amigo Lauriano Tchoia, que fez questão de me pagar o ingresso. “Mano, a cultura merece todo o nosso apoio”, sublinha ele, ladeado pela esposa. No rádio, o som de Teta Lando. Evidente é a minha ansiedade. Seria o meu primeiro “Show do Mês”, iniciativa do projecto “Nova Energia”, que tem no polivalente Yuri Simão um peixe na água do espaço mediático, uma vez profissional de comunicação e agente Fifa.

Já são 20h20. Tudo a correr bem. Até espaço para estacionar ainda fomos a tempo de achar. Estamos numa das unidades hoteleiras de Talatona, distinta zona residencial e comercial de ocupantes com grande capital na capital. Vamos a meia hora de ver ao vivo e com suporte da Banda Maravilha o Robertinho (Fernandes Lucas da Silva, Malange, 1958), proeminente voz da música angolana nos anos 80 e 90 do século 20. Artista convidado é tão-só Jacinto Tchipa, carismática voz militar do mesmo período.

“Pode olhar no seu relógio, são 21h00.”, ouve-se uma voz incógnita, algo radiofónica, a confirmar a pontualidade que só prestigia ainda mais a organização. Isso, se tivermos em conta que eventos do género – e até outros de natureza oficial, académica e/ou cívica – costumam começar com “ligeiros atrasos”, às vezes, superiores a duas horas.

Abrem-se as cortinas. Entra o grande Robertinho em muito boa forma e sóbria interacção com o público, longe daquele humor rasca e mecânico de jovens estrelas do semba. Ao terceiro número, “uma homenagem a Zécax, meu amigo”, até porque “amanhã é fim-de-semana”. Pouco depois, embarca a plateia numa viagem a Cuba. Outra homenagem a uma voz amiga que já não está em vida. Para grandes missões, grandes comandantes. É o que demonstra a corista residente, cubana de nacionalidade.

A entrega do público é impecável, auditório quase lotado, acústica muito boa, entrosamento da banda uma “maravilha”. De repente, há um movimento misterioso. Robertinho, que ainda a meio do show teria razões para estar inebriado, abandona o palco, sem se despedir. A banda permanece. Corta-se o som. Começa o solo. A plateia rasga-se em palmas. “Cartinha de Saudades” traz Jacinto Tchipa, verdadeiro hino, um clássico indissociável da nossa história, feliz elaboração estética sobre a mobilização para a defesa da pátria. A balada chega ao fim, fim este que a plateia não aceita. Bis!


Segue-se “Maié, maié”, já mais ritmado. Antes, Tchipa, Vencedor do Top dos Mais Queridos duas vezes consecutivas (1986/87), hoje entre os excluídos da miopia da ribalta, deixa apelo por mais oportunidades: “Eu sou o músico convidado do Robertinho; também espero um dia estar com vocês.” São 22h00. Tchipa despede-se, sala ainda ao rubro, pedido entretanto indeferido pelo anfitrião, que impõe um bis. A banda acata. Agora é Tchipa e Robertinho dividindo as palmas. Às 22h30 fecham-se as cortinas que viram desfilar “Kiowa”, “Problemas”, “Joana Mu Kua Di Fuba”, “Ka Kinhento”, “Desespero”, para só citar estes temas. Foi um grande show e recomenda-se!

Gociante Patissa, Luanda 2 Agosto 2014 
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas