segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Projecto “Escolinha de Artes, Traços e Cores”... NÚCLEO DE PINTORES SOMA 18 ANOS A PREPARAR NOVOS ARTISTAS.(Reportagem Jornal Cultura, 28 de Outubro a 10 de Novembro de 2013- texto e foto: Gociante Patissa).


António Jamba, 20 anos, morador do bairro do Kasseque, na cidade de Benguela, ocupa as suas manhãs de pincel à mão, transformando vazios em imagens, entre silêncios e orientações pontuais que recebe no antigo edifício da Companhia Açucareira, à Praia Morena. Tem sido assim há oito meses.

Jamba é dos mais dedicados e enche de alegria os professores, talvez por estar consciente do seu estatuto especial. “Mora longe e não tem capacidade financeira de pagar a propina mensal, que são 2 mil kwanzas”, revelou o coordenador do projecto, José António Júnior, ou simplesmente Ducho. Jamba é o terceiro bolseiro. “Não vamos cobrar todo o mundo. Cobrar por cobrar não nos vai enriquecer”, sublinhou Ducho, que vê o altruísmo como investimento: “Sabemos que, quando um dia se tornarem grandes artistas, vão-se lembrar da escola e dos mestres”.

Jamba soube da escola por intermédio de um primo. “O meu pai, quando viu que eu era bom a desenho, procurou informações para melhorar os meus conhecimentos”, disse. Questionado quanto a eventuais dificuldades, uma vez sair do desenho livre para um universo com parâmetros, respondeu: “Como aluno, tudo é difícil, mas com a ajuda dos professores, pouco a pouco vai”.

Entre os formadores, está a luandense Maria Armando, que assina pelas iniciais “MA” e prefere ser tratada por assistente de formação, ligada ao Núcleo de Jovens Pintores há dez anos. “Aprendi aqui a desenhar e a pintar. Tive oportunidade de ter três mestres, o Ducho, o Abias e o Jó Delgas”, contou. O seu envolvimento com as artes vem de herança familiar: “Nasci num meio de cultura, carnaval e dança tradicional”. MA, muito apaixonada pelo que faz, ressaltou algumas dificuldades comuns na lida com os pintores do futuro. “Às vezes encontramos adolescentes que querem fazer tudo de uma só vez e acham que já sabem o suficiente”, partilhou.

A frequentar a 11ª classe do curso de informática no Instituto Médio Industrial, Helzinha José, 15 anos, sonha ser arquitecta. A pintura é algo que pretende continuar a aprender e praticar até não poder mais. Moradora do bairro do Kasseque, lamenta a complexidade que é lidar com a distância, já que acaba tendo duas escolas por dia. Desistir está, de qualquer modo, fora de hipótese, e justifica: “Eu queria estar num sítio onde pudesse desenvolver as minhas capacidades”.

Aluna da 5ª classe, Jorgina Tomás, 10 anos, frequenta a escolinha desde Julho último. Mora no bairro Miramar, um dos emergentes a sul de Benguela, e sonha ser jornalista de televisão e actriz. Ela sabe que o caminho até lá é aprender sempre. “Já aprendi a desenhar as vistas, a tigela, o prato fundo, fazer pinguim. Com ela mais três irmãos frequentam o atelier.
Depois de tentar, sem grande gozo, nas escolas de futebol do Estrela clube 1º de Maio e do Nacional de Benguela, José Bento viria a achar o que julga ser sua verdadeira paixão, tornando-se membro do Núcleo em 2007. Também formado no Instituto Médio Industrial de Benguela é hoje um dos orientadores. “Como apareceu oportunidade de dar aulas, uma vez que fui seleccionado entre os mais destacados, estou há dois anos a transmitir conhecimentos. É gratificante. A convivência com os alunos faz com que, em casa, a pessoa tenha saudades das tintas e traços”, garantiu. 

Criada em 1995, a Escolinha de Artes, Traços e Cores é um projecto do Núcleo de Jovens Pintores, formado em 1990 por um colectivo de autodidactas. O mesmo já foi consagrado com o Prémio Nacional de Cultura e Artes, edição 2009.
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas