domingo, 24 de junho de 2012

Crónica: O Teorema do Absurdo versus Ambliopía Civilizacionômana - Em alusão ao dia Internacional da Criança

Foto "roubada" ao Facebook do autor
Bateu a minha porta com pertinência e mal contida vontade de ser atendida; tinha a aparência questiunculante de mil Líbias, e o olhar taciturno de duas Cubas sem Fidel. Chovia à cântaros. Olhei para ela como se a cada segundo o mundo caísse ao ritmo de suas lágrimas da cor de Calcutá sem madre Teresa. Por segundos avinhei que um Pai Nosso fosse insuficiente para amainar sua vontade de levar Deus à tribunal. Calei em mim uma “Santa Maria”. Fustigou-me com o seu olhar de manteiga, e disse em voz amarmelada: Lá de onde venho obrigam-me a sair!_ as palavras pareciam ter sido empurradas por uma pá dessas com as quais os Chineses que já aprenderam a chamar-se Joaquim, remendam o país. Mas ainda assim, pude sentir nelas o enxofre de seiscentos Iraques. Suspirei profundamente. E ela continuou:_ Um velho carrancudo, excepcionalmente amoroso e inigualavelmente vingativo, que arquitectou tanto o jardim do éden, quanto o inferno assim o exige. Chamam-no Jeová, não sei das quantas!_meus olhos se abriram desmesuradamente, deixando que a perplexidade do coração, por eles se esvaísse. “Esses miúdos, certamente já não estão a nascer com a quarta classe, e sim com o mestrado”:__ ando a procura do mundo_disse ela, poisando sobre uma lata de leite nido um saco de problemas do tamanho da Irlanda do Norte. E por incrível que pareça, no casco da trouxa havia um rótulo com palavras à vermelho escritas: “Globalização”__ perdoe-me a insolência senhor doutor (quem lhe teria dito que eu era doutor?),mas ando a procura do mundo, já que lá do outro lado não mais posso ficar, e sem o cordão umbilical mal posso sobreviver, sinto pressa em achar o mundo. Talvez haja por lá vida. Desde que aterrei,após nove meses de longa espera, ainda não dei com o mundo. Tenho sede,fome e frio, sofro de falta de pãoxia, falta de roupaxia, e os meus pais são os que mais medo me dão. Será que me podes mostrar o mundo?

__ Eu sou o mundo! __ Disse-lhe eu, sem vontade, sentindo-me com a alma descalça. A criança mirou e remirou-me de cima a baixo, e as lágrimas rolaram pela sua face rosada:__ o mundo?__sim__volvi eu.__ o mundo assim?__insistiu ela.__Assim como?__inquiri, perplexo.__mundo assim, fardado, com patentes, dinheiro a abarrotar os bolsos e sangue por todo lado? Não o senhor não pode ser o mundo! __ disse a criança.__ …bom, não sei o que será que esse tal velho barbudo te disse sobre mim, ou que mentira terão escrito sobre mim na Bíblia, mas dentre todos os planetas, eu sou o único que responde pelo nome de Terra-Mundo, quer gostes ou não, eu sou isso, e assim mesmo! Amo tanto a paz que invisto excessivamente no ódio. Sou tão alegre que sigo promovendo a tristeza. E é por amor á vida que mais me vicio na arte de lamber a morte!...

Fridolim Kamolakamwe, 1 de Junho de 2012 (Kaula10@hotmail.com) In http://fridolimkamolakamwe.blogspot.com/
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas