quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Crónica: O governo ideal para a Angola do Chipilica

Quando a energia eléctrica vem, inicia-se aquela automática contagem decrescente para a sua ida – que não se pode dizer que seja de soslaio, por se tratar até de um ciclo idoso da banda.
Chipilica Eduardo
clicar aqui para artigo

É, aliás, daí que parte a força de reclamar quando ela demora a voltar. Eu sou um tipo feliz – não o único, claro –, que não sofre das idas da luz. Nunca chegou a vir mesmo, lá, nos bairros em obra – chamemos-lhes assim, por andarem na esperança de se vestirem de água, asfalto e luz eléctrica, enquanto a poeira tenta desmentir as pinturas.

Mas como o ser humano não se sente completo se lhe falta sofrimento, costumo sofrer de luz em casa da kota (como já sei que o pessoal do estrangeiro pode entender torto, vou esclarecendo que kota, aqui, é pessoa mais velha, irmão, essencialmente. Mãe ou pai eu chamo velha ou velho). É desse vício de ler e escrever, pensando com o computador.

Curtos minutos após a luz – por ter vindo, obviamente – escapulir, recebi uma mensagem no telemóvel: veja n club k o q Chipilica acabou de fazr…! (Sic). Pus-me logo – para citar um poeta amigo – em espragatas mentais, que são, afinal, a semelhança mais próxima. Mas esse Chipilica Eduardo fez mais o quê então? Com a luz eléctrica, que me responderia no computador, era certo que só nos avistaríamos na manhã seguinte.

Liguei para o remetente da mensagem, que não sabia se ria ou se chorava pela nomeação – note-se, à revelia – para o governo (que é para não ficar fora de moda, digo executivo) do amigo Chipilica. O nomeado, jornalista, menor de 30 anos e com formação ainda por concluir em ramo do saber diferente da pasta indicada, julgava tratar-se de brincadeira com sabor a ironia (bom, mas o actual administrador de Benguela tem quase a mesma idade). Inevitável, uma pergunta escapa-me: ele nomeou por acreditar nas vossas capacidades, ou é uma forma de te associar aos do contra? Não me soube responder.

Na manhã de hoje tive contacto com a matéria no site citado. A conclusão a que se chega é que é difícil chegar-se a conclusão alguma, dada a inexistência de fundamentos. “Inspirado numa conversa com amigos que diziam em Angola já existe um governo de transiçao verdade ou não apresento os possiveis canditados” (Sic). Depois desta curta introdução vem a lista de nomeações, que terminam com um “em breve a 2 parte” (Sic).

Acompanho o club-k e outros serviços digitais de informação sobre Angola. Tenho uma relação sem queixas com o Chipilica, jovem estudante de Direito e autor (preguiçoso) de poesia e contos radiofónicos. Há por aí dois anos, desabafou sobre comentários insultuosos de alguns cibernautas, o que via como violação do direito de cidadania e passível de responsabilização. Disse-lhe para estar preparado, que era consequência natural do meio virtual, por quanto se lida com assuntos que promovem debates.

Desconheço a motivação do Chipilica neste exercício, mas não deixa de ser sintomático que haja apenas uma mulher nos 17 postos do seu governo ideal para Angola. Misoginia, ou distracção (culpável) apenas, amigo?

Gociante Patissa, Benguela 4 de Janeiro 2012
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas