domingo, 12 de junho de 2011

"Fora dos números" - Crónica do Areal, por Salas Neto (in «Semanário Angolense», 11/07/2011)

O tractor. Pois, noutros países, sejam desen­volvidos ou emergen­tes, sei lá, é que des­tas coisas de bric’s não entendo grande coisa, pois, como dizia, noutros países, o tractor é visto essencialmente na lavoura dos campos agrícolas, mas cá, entre nós, este «meio rolante» de «ori­gem camponesa» tem outras ser­ventias mais urbanizadas, sendo visto pela cidade de Luanda a estilar no milionário negócio do lixo, todo ele versátil, que é uma sujeira daquelas, quer dizer, que faz, quando o «quintal» já está abarrotado. Tuco, tuco, tuco.

«E o que é que o coitado do tractor tem a ver com a conver­sa, ó Saleno?», perguntou o coi­so, intrigado, ao que o cidadão respondeu: «Porque ele fez parte da encenação».
«Quê encenação?», insistiu o homem, sem me deixar respirar, ao que, diante da teimosia dele, me senti responsavelmente obri­gado a contar a história toda.

É assim: no domingo, por vol­ta das 21 e tais, fui atropelado por um menino de motorizada, que me colheu na pacatez de um passeio na rua da minha mãe, a famosa rua «C-Seis», no não menos famoso Bairro Indígena.


E o tractor do lixo teve uma influência decisiva no desenro­lar dos acontecimentos, daí a sua eleição como peça fundamental na composição do relato desse acidente estranho ou, no míni­mo, complicoso, como diria o outro, de que fui vítima. Eu ex­plico: as nossas ruas já estão ago­ra todas asfaltadas e tal, mas os chineses «apertaram-nas» tanto que, basicamente, só sobra espa­ço para uma faixa de rodagem nos dois sentidos, já que a outra serve de estacionamento. É que, apesar do governo, perdão, agora é executivo, impedir a entrada de sucatas, meio mundo lá do bair­ro vai resistindo com as suas car­caças, pelo que todos os espaços estão quase sempre ocupados. E prontos, é passar à vez, que às vezes é um engarrafamento da silva, é sofrimento.
Pois, como ia dizendo, tinha ido à «C-Seis» rever amizades, matar umas saudades no Zé Ma­nuel, o «Anjo Mau», que até ti­nha feito anos, já depois de ter dado um «show de bola» no Mu­zonguê do Kilamba, que tinha cuiado com os Jovens do Prenda do antigamente. E o Ti Borito, finalmente, reaparecera, tam­bém ele em grande estilo.
Ah, queiram desculpar-me por estas divagações gratuitas. Onde é que íamos mesmo? Pois, como ia dizendo, é assim que surge o tractor do lixo. Cada cidadão vinha com o seu lixo e punha. A vizinha nova traz dois sacos cheios de lixo, mais os bichos, ui, porra, xé, tirem es­tes bichos daqui, estávamos na distracção dos bichos, eu bem distraído no passeio da porta do «Anjo Mau», quando, trai­çoeiramente, só assusto: pum­bas! Voei uns dois metros, indo embater violentamente contra o meu próprio carro, que estacio­nara mais a frente. Enquanto es­tive no ar, pensei no pior, teorias de conspiração e tudo. Só podia ser o Macavulo, pensei cá comi­go. Ou outro «técnico de labora­tório» qualquer lá do Rangel, se calhar destas equipas que estão a organizar as «manifestações espontâneas» contra o «Mata Frakuzx», quando eu não devo ninguém. Ao menos, já paguei as rendas.
«Felizmente» - as aspas têm razão de ser -, o sacana do mi­údo, que cheguei a pensar que fosse um terrorista rangelino, apenas me lixou a perna direita. Não partiu, mas fez umas bolas do caraças, que estão a doer p’ra xuxu. Quer dizer, só não hou­ve estragos maiores graças ao «treino de comandos» que tive quando era mais jovem, o que me possibilitou amortecer o im­pacto da queda – fui ginasta nos idos de 70, tendo chegado a dar umas cambalhotas no 1.º grande festival gimnodesportivo rea­lizado no país, ainda ao tempo do Manguxi, em plena Cidadela Desportiva. Inesquecível.
Explicação para o acidente (sem nenhuma relação conspi­rativa): o miúdo da moto, não querendo esperar até que o trac­tor passasse para prosseguir a sua marcha, resolveu subir no passeio, mas a zunir como se estivesse na estrada. E não viu mais ninguém para atropelar, a não ser a este pacato e alegada­mente bom cidadão. Fdp!
A sorte do gajo é que os mi­údos barraqueiros lá do bairro não estavam na «hora quente» do acidente, senão acabaria por levar uma boa sova até a polícia chegar (é assim que fazem nos bairros), mais ainda por estar a refilar, mesmo depois da borra­da que fizera, porque o meu ir­mão é o Nucho, o meu irmão é o Nucho. «E daí?». Ah, não, ele é jornalista do Semanário Sol. Filho da mãe. Me apeteceu lhe soltar os cachorros, mas acabei por rir de caxexe. Ainda por cima, não tinha dinheiro para pagar uma clínica, quis me levar no «Maria Pia», onde, se calhar, só dois dias depois é que seria atendido, passe o exagero. Não. Xé, vende a moto. Ai, mais ve­lho, desculpa, foi sem querer. Sem querer?!
Acabei por ir à «Espírito San­to», o meu irmão Zeca é que pa­gou a despesa, eh, ainda não lhe devolvi o dinheiro alheio dele. Aqui, a médica de serviço sequer me tocou, só olhou, mandou fa­zer um Raio-X e receitou um anti-inflamatório desses da Índia
e lá se foram 150 dólares. Não é muito?
No dia seguinte, ligo a LAC e lá estava o Comandante Salguei­ro, meu velho amigo, a dizer no «Táxi Amarelo» que a semana ti­nha sido de terror em termos de sinistralidade rodoviária. Havia morrido muita gente. Falou dos números, mas não mencionou o atropelamento de que fui vítima. Nem tinha como. E assim fiquei fora dos números. «Como tu, mais uns cem terão tido a mesma sorte», disse-me a Luísa Rogério a propósito. Possível.
Nem toda a gente com quem falei descartou a hipótese de po­der ser um «atentado terroris­ta», mas, mesmo assim, acabei por tirar o Macavulo da cabeça. Ele até é meu amigo.
Só não perdoo o atropelador, que, apesar de ter sido deixado em paz (lhe entreguei a moto dele sem esperar que viesse pagar a despesa), também por ser, afinal, cunhado de uma amiga minha, por não se ter dignado em tentar saber como tinha passado a noite. Ingrato de merda. Vem mais outro dia, vais ver. Fdp! Crónica
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas