sexta-feira, 22 de abril de 2011

Autoridades angolanas suspendem seis companhias aviadoras, entre elas está a Diexim do grupo Bartolomeu Dias

O Instituto Nacional da Aviação Civil (INAVIC) suspendeu ontem (20/04) as operações de seis companhias aéreas angolanas, nomeadamente Angola Air Services, Gira Globo, Mavewa, Air Nave, Guicango e Diexim, porque não cumpriram os prazos de certificação técnica requeridos. Juntam-se às outras seis que tinham visto as suas operações canceladas, no caso a Sal, Air Gemini, Pha, Alada, ServiceAir e Rui Conceição. Estão deste modo impedidas de voar para quaisquer destinos nacionais e estrangeiros, conforme anunciou o director-geral adjunto da instituição, Celso Rosas.
 Fonte: Jornal de Angola de 21/04/11
Essa decisão, a primeira do género tomada pelas autoridades angolanas, fixa em 12 as companhias aéreas que, por imposição legal, deixam de possuir certificação angolana para operar, deixando no mercado apenas oito: TAAG, Sonair, Fly 540, Air26, Aerojet, Airjet, Helimalongo e Heliang.

A medida de suspensão permite que as empresas recuperem os certificados se, num prazo máximo de seis meses, concluírem de forma satisfatória os processos de certificação. O cancelamento da licença implica que as empresas se sujeitem a iniciar um processo de certificação para obterem um novo documento, como se nunca tivessem operado.

Segundo Rosas, as decisões tomadas estão em consonância com a regulamentação da aviação civil angolana tornada efectiva pela Lei da Aviação Civil, aprovada em Janeiro de 2008, e pelo Decreto Executivo nº 26, de Março de 2008, que aprova os Normativos Técnicos Aeronáuticos (NTA). “Acreditamos na capacidade dos operadores suspensos, até porque muitos deles estão no bom caminho, pelo que apelamos a que de forma corajosa e técnica prossigam com os processos”.

ver matéria relacionada aqui
Share:

1 Deixe o seu comentário:

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Inavic esclarece as razões da suspensão as operações Angop

O director-geral adjunto do Instituto Nacional de Aviação Civil (Inavic ), Celso Rosa, esclareceu terça-feira, em Luanda, que a não conclusão dos processos de certificação técnica nos prazos estabelecidos está na base da suspensão das operações das companhias aéreas Angola Air Services, Gira Globo, Mavewa, Air Nave,Guicango e Diexim.

Segundo o responsável, em declarações à Angop, à margem do seminário sobre “ Liderança, Finanças e Controlo de Gestão Empresarias “, organizado pelo Ministério dos Transporte, o processo de certificação é um acto que implica por parte do operador o cumprimento de uma série de actos e acções fundamentalmente a sua candidatura e a entrega da documentação.

Avançou que depois de analisadas e corrigidas é necessário que as operadoras façam demonstração do pessoal em função dos manuais e toda uma série de regulamento que se estabelece internamente as empresas para o funcionamento e operacionalidade que se adequam a essa mesma documentação.

Neste sentido, de acordo Celso Rosas, a suspensão das referidas operadoras deves ao facto das mesmas não tem cumprido com uma série de requisitos exigido por lei o processo de certificação até um período de conclusão, que foi dia dezasseis de Abril.

O Instituto Nacional da Aviação Civil é uma estrutura organizativa concebida para administrar toda a actividade da aviação civil em Angola.

Tutelado pelo Ministério dos Transportes, o instituto tem por objecto social a coordenação, orientação, controlo, fiscalização, licenciamento e regulamentação de todas as actividades ligadas ao sector da aviação civil desenvolvidas em Angola ou em espaço aéreo sob sua jurisdição.

27 Apr 2011
Fonte:Angop com Angonoticias [Comentar]

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas