sábado, 24 de abril de 2010

Memória do escritor Raul David anima noite de poesia, prosa e trova (actualizado)

O Centro Católico, na cidade de Benguela, foi na sexta-feira (23/04) palco de um espectáculo músico-cultural para saudar a data de nascimento de Raul Mateus “David”. A iniciativa foi de Eder Lopes (poeta) e Agostinho Sanjambela (músico e artesão). Entre os convidados de destaque estiveram a viúva, D. Carocha, e dois filhos do escritor, tendo um deles lido da biografia do pai.  * 
"Ver esta juventude aqui presente é um testemunho vivo, muito activo mesmo, se bem que muitos aqui não estão. O pessoal que aqui está é muito valioso para mim e para a família”, classificou D. Carocha. Questionada se os herdeiros já tiveram a oportunidade de conhecer a terra do pai, D. Carocha referiu que ainda não. Mais disse ser um compromisso tido em conta. Afinal ela também nasceu na Ganda. “Cedo ou tarde, vão chegar”, garantiu. 
* Cerca de cem pessoas, na maioria estudantes e amigos da arte, atenderam o evento, que teve entradas grátis. Uma pequena exposição montada à entrada dava a oportunidade de a juventude ter contacto com as obras de Raul David (23/04/1918 - 20/02/2005). Elogios à sua figura vieram também da escritora Paula Russa e do jornalista Alexandre Lucas Tchilumbo. Foi um “serão” agradável de se ver.
* Sobre a trajectória de RD, o site da União dos Escritores Angolanos destaca: "Depois de estudar na escola primária da vila, prosegui os estudos no seminário menor do Galangue, de onde saiu habilitado com o grau escolar do 6ºano, em 1938. Exerceu, profissionalmente, vários cargos na administração civil no Bocoio e Luanda. Trabalhou na Companhia do Caminho de Ferro de Benguela (CFB) e no Comércio. Nas vésperas da independência nacional, em 1974, publicou a sua primeira obra literária “Colonizados e colonizadores”, que vai agora na sua 3ªedição. Seguiram-se os títulos: “Poemas”(1977), “Narrativas ao acaso”(1981), “Cantares do nosso povo”(1987), “Contos tradicionais da nossa terra- I”(1979), “Brado patriótico”, “Crónicas de ontem para ouvir e contar”, “Contra lei e pela grei”(1988), “Do julgamento tradicional dos umbundus”,(1997) “Benguela no tempo e no espaço”(no prelo), agraciado com o prémio Menção Honrosa pelo Instituto Camões, e “História da velha coruja”. Nos finais dos anos 80, foi adido cultural da Embaixada de Angola na Zâmbia. Actualmente, reside em Benguela, onde exerce as funções de assessor da Direcção provincial da Cultura e na TPA/provincial". *
O Blog Angodebates deixa aqui os elogios aos organizadores, aos Bismas das Acácias que emprestaram a aparelhagem, à ONG portuguesa Leigos para o Desenvolvimento, bem como à actuação dos artistas, quer potenciais ou já consagrados. O Angodebates sabe, por outro lado, que o evento impulsionou a constituição do Clube de Poetas e Declamadores de Benguela, que se reuniu na manhã de hoje. Num encontro agendado para o próximo sábado serão acertadas questões de ordem organizativa e a constituição do corpo directivo. Força aí!
Gociante Patissa
(Fonte da foto de Raul David: Angop)
Share:

4 Deixe o seu comentário:

Amélia Ribeiro disse...

Olá Amigo Patissa!

Muito bem!

Fico contente que se prestigie a cultura e que a ONG portuguesa Leigos para o desenvolvimento se tenha associado ao evento.

Gostei de te ver...:=)

Um beijo e bom fim de semana meu Amigo!

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Oi, amiga minha, valeu!

Amélia Ribeiro disse...

Olá Amigo Patissa!

Há um presente no meu blog que quero partilhar contigo... dessa forma quero que participes da minha alegria... se o desejares leva-o... ficaria muito feliz...!!!

Um beijo.

Alma Inquieta

Unknown disse...

Boa tarde, li este artigo à minha sogra , que é irmã do Sr Raul David , que já é falecido . Gostaria de saber onde é que a Vuiva e os filhos do Sr Raul David estão a morar a província. Cumprimentos. Ana Paula correia De Carvalho.

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas