quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Crónica: "Benguela Tem Uma Rádio Mais"

Quando anteontem o repórter da rádio Ecclesia pediu, com gravador ligado, a minha opinião sobre os critérios em que assentam a abertura e expansão da Rádio Mais, uma sensação estranha de súbito me envolveu.

Para lá da minha confessa ignorância sobre os meandros legais/reguladores do exercício da radiodifusão privada em Angola, não deixou de mexer com o meu lado afectivo notar que (a) me encontrava no espaço da Rádio Morena Comercial (onde me iniciei e sou realizador freelance de programa semanal de mesa redonda, “Viver para Vencer”, ao serviço da ONG AJS); (b) sendo entrevistado pelo Zé Manel (que foi em 2004 meu instrutor de “noticiarista, redactor e repórter” na obra da Rádio Ecclesia); (c) opinando sobre a Rádio Mais (que não hesitou em valorizar o meu potencial aquando dos testes de admissão, não chegando porém a integrar a equipa porque na hora de decidir inclinei-me pela preservação do vínculo num emprego que em nada me anima mas que está perto de ser função pública).

Por isso não será de estranhar a inveja positiva que vivo hoje, 20 de Agosto de 2009, desde que cedo sintonizei a emissão inaugural da Rádio Mais (96.3 FM), cujos integrantes conheço bem (o Rui Fernandes, o Salesiano, o Emerson, a Cristina, o Chandicua).

E o que surpreenderá, uns mais, outros menos, é a minha “aprovação” quanto à abertura da “Mais”, que até vai acabar com o espectro do “Morro”, implantada que está na Bela-Vista, Lobito, o bairro que me acolheu quando em 1985 cheguei do (mato) Monte-Belo.

Será contudo legítimo lembrar que muitos profissionais que por Benguela fazem jornalismo não têm mais do que os cursos intensivos que a APHA (Associação para a Promoção do Homem Angolano) andou a promover, sendo que no meu ciclo, em 2005, interveio o Instituto Camões, representado na altura pela professora Aida Baptista.

Daí que veja a Rádio Mais como uma oportunidade de formação na base do aprender-fazendo (on-job, sem preferirem), na medida em que muita juventude gostaria de trazer cá fora o potencial no campo do jornalismo. E não se pode negar que a inexistência de instituições vocacionadas para o efeito seja uma verdadeira barreira para o luzir de mais estrelas.

A minha luta pela afirmação no campo daquilo que me sinto com vocação (jornalismo e literatura) iniciou-se em 1996 enquanto frequentei o programa infantil “Comboio da amizade” da TPA Benguela. Cheguei a aparecer por três vezes, se tanto, como (aprendiz) repórter desportivo. O bicho reacende em 2003, altura em que estagio na RMC como moderador de fórum de opiniões na base de enigmas fictícios (casos difíceis). Mas como muitos jovens sem acesso à formação do ramo, não cheguei a brilhar nem a ficar. Desistir? Não! Sempre acreditei na possibilidade de fazer mais, se tivesse acompanhamento e oportunidade. E surge em 2004 a possibilidade de estagiar na obra da Rádio Ecclesia em Benguela, numa altura em que já realizava e moderava na RMC (com todos os defeitos de auto-didacta) o programa “Palmas da Paz”, iniciativa pioneira da AJS.

O auto-didactismo permitiu-me chegar a outras “aventuras”, como a fundação do Boletim informativo, Educativo e Cultural (A Voz do Olho), bem como a criação de Blogues, que servem como caderno de exercícios e uma forma cidadã e livre de contribuir para a comunicação. E claro, sempre valorizando o espírito de equipa e a descoberta de outros jovens sem formação de especialidade, mas com potencial.

Portanto, vejo a “Mais” como oportunidade de aprender-fazendo. Por exemplo, quem ouviu o noticiário de hoje, que teve obviamente tropeços, ficou impressionado pelo ritmo demonstrado, não digo já pelo sénior Rui, mas por aqueles jovens que o faziam na primeira oportunidade de trabalhar para uma rádio.

Só posso, enquanto apreciador da ascensão profissional na base da competência, desejar os maiores êxitos à Rádio Mais. Aproveitem a oportunidade de crescer técnica e profissionalmente
.
...
Gociante Patissa, Benguela 20 Agosto 2009
Share:

3 Deixe o seu comentário:

Soberano Kanyanga disse...

Caro Patissa subscrevo tuas felicitações aos jovens que encontarm na Mais uma oportunidade de trazer se afirmarem/aprenderem e levar ao grande público outra forma de encarar a realidade.
Porém, tenho uma pequena pulga na orelha:
Por que razão outras Rádios são redondamente negadas enquanto a "Mais" se vai expandindo?

Anónimo disse...

Boas!
Andas mesmo a fazer historia, e com arquivos ché ...

Abraços
Bangula

Pedralua disse...

Gostava de te reencontrar, desde o comboio de amizade....
Estou satisfeita com as noticias....deixaste a tua pequena estrela brilhar, fosse em que diracção fosse!!!
Anaína Lourenço
nina.loren@live.com.pt

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas