sexta-feira, 5 de junho de 2009

Crónica: "A manhã sempre chega"

Sexta-feira, quinto dia de Junho em 2009. Manhã algo fria nas ruas de Benguela, cidade em metamorfose para acolher o campeonato africano das nações (CAN) em 2010.
.
Primeiro dia de bumbas outorgado pelo fim de mais um ciclo de férias. Trinta e cinco dias longe da maresia e do caos, contraste que só mesmo o ambiente do aeroporto consegue impor.

São sete horas e tal. Como sempre, pauso na esplanada do Café da Cidade, à espera do habitual. Um galão e bolo trança. Vadios, os olhos cansam o pescoço de tanto andarem às voltas. Os ouvidos captam a conversa, digamos desabafos periféricos, do dia: cidadãos que condenam a nova sinalização rodoviária, que, qual robot, impede circulação em sentidos tradicionais. “Como é que quem vem da rua da Sé Catedral já não pode virar à esquerda no cruzamento do largo 1º de Maio?”

Barba feita, uniforme em dia. Um mês de férias é sempre pouco, ne?! (só deu para visitar Huambo e Huila). O tempo traiu, mas pronto (pronto mesmo!), que mais se pode fazer?! Por ano há mais, vão ver só!... Até lá continuo com o mesmo sobrenome, a mesma certeza que a cabeça é fadada para a arte, pensar e criar (jornalismo e literatura inclusive); já quanto à barriga, esta, mostra-se talhada a ser mais flexível, a dar o que der pelo dono e outras bocas mais.
.
A moça do galão surge, e o efeito de Pavlov é automático – é hora dos maxilares! Engano meu, que ela não trazia só a comida, trazia também uma rajada de perguntas. “O vosso avião hoje é às 16h, né?!”, ao que sorrio antes de da resposta: “Fiquei trinta e cinco dias em casa de férias, só vou começar hoje”. Qual quê?! A outra enfia-me outra questão: “e o da companhia X, e da companhia Y, também é de tarde?”. Eis que repito a mesma frase: “fiquei trinta e cinco dias de férias, só começo hoje”. Ao que ela acrescenta: “Comprei bilhete da companhia Z”, mas perdi o voo. Não sabes se o voo deles também é às 16h?”. E outra vez eu com a mesma estéril frase. Como quem diz, aié pensas que te livras, ne?!, ela prossegue: “eu só queria…”. Até que educadamente saí em defesa do meu mata-bicho, que corria o risco de arrefecer: “amiga, na aviação as coisas mudam rápido, e não estou em condições de explicar nada com segurança, trinta dias ausente é muito”.
.
Pouco antes de ter o troco de volta, chegava o colega, de cuja viatura pessoal às vezes abusamos para poupar o subsídio de transporte.
.
No caminho, era aturar-me com aquelas perguntas bué tolas, de quem quer devorar as novidades, como se um mês de férias fosse embarcar para outra galáxia. Finalmente despertava da ilusão, a de não ter sido honesto com a rapariga do Café. Afinal, na aviação as coisas não mudam tão rápido assim (literalmente).
.
Bom, manda a natureza que tudo tenha um fim (e é essa a bengala em que me apoio quando faltam forças para vomitar perante a falta de escrúpulos dos homens e do cacimbo que aborta o sol dos ideais). “Não importa quão longa seja a noite, pois a manhã acaba sempre por chegar”, já dizia o outro.
.
Gociante Patissa, aeroporto da Catumbela
Share:

2 Deixe o seu comentário:

Anónimo disse...

Dá nisso quando a nossa entrega e gosto pelo trabalho é visto na perspectiva de bombeiro (pau para tudo que é obra)...
Tal canta o Yanick ... "É preciso mudar a mentalidade"...
Um abraço
Canhanga

Blog Master disse...

É assim mesmo. Acredite se quiser mau caro. Nessas bandas estamos sempre na bumba.

E para ti, que usas uniforme deve ser mais chato.

Aguenta, comigo é o mesmo. Até me liga de noite, para saber se a pauta de A ou B já tinha sidopublicada! Juro! É verdade. Então outro dia estava a tentar satisfazer uma certa necessidade biológica quando uma aluna de lá ligou a quer saber do prazo da propina.
Bolas, eu não tenho um placar na casa de banho.
Bangula
(Poeta sexorcista)

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas