terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Contos da nossa Terra: "A raposa e o bebé"

Para lá do asfalto, onde o vento se cansa de trepar montanhas, os homens amadurecem à volta da fogueira do onjango, os animais falam, as plantas assobiam e os rios cantam, há uma aldeia chamada Tchindumbu. Pertence à comuna do Monte-Belo, município do Bocoio. E é de lá que vem o conto de hoje.

Havia, pois, em Tchindumbu um lenhador viúvo que acordava às seis da manhã e trabalhava o dia inteiro no mato. Só parava ao cair da noite.

O lenhador tinha um bebé lindo de poucos meses. Tinha também uma raposa, que encontrara muito pequena abandonada na mata. A raposa era sua amiga, tratada como um bicho de estimação, ou seja, de total confiança (sem precisar de vacinas contra a raiva nem nada!).

Saía sempre cedo em busca de lenha e deixava a raposa, crescidinha, tomar conta do bebé. E quando voltasse do trabalho, no cair da noite, a raposa ficava feliz com a chegada do lenhador, seu amo.

Mas os vizinhos do lenhador alertavam:
Ó homem, não vale a pena confiar na raposa! Isso é um bicho, um animal selvagem. Quando sentir fome há-de comer o teu bebé.

O lenhador não ligava o conselho dos vizinhos, implicância que até considerava exagerada. A raposa era sua amiga e jamais faria aquilo. Mas eles continuavam a chatear:
– Lenhador, abre os olhos! Quando sentir fome, a raposa vai comer o teu bebé!

Um dia, o lenhador, muito fatigado do trabalho e farto desses comentários, ao chegar a casa viu a raposa sorrindo, como sempre, mas com a sua boca totalmente cheia de sangue fresco… O lenhador entrou em choque, apanhou arrepios. E sem pensar duas vezes, acertou o machado na cabeça da raposa…

Possuído pelo desespero, entrou a correr para o quarto, onde encontrou seu bebé no berço dormindo tranquilamente e a ressonar magistralmente. Já ao lado do berço estava estendida uma grande cobra, já morta... Foi ali que percebeu que a raposa salvara o bebé. Tarde demais! O lenhador enterrou o machado e a raposa juntos.

Moral da estória: Respeite os conselhos que recebe, mas reflicta sempre antes de agir. E, principalmente, não tome decisões precipitadas.

(Ideia original de autor desconhecido)
Adaptado para o programa “Aiué Sábado”, Rádio Morena, por Gociante Patissa, Benguela, Agosto/2008
Share:

8 Deixe o seu comentário:

Anónimo disse...

Dizem que se conselho fosse bom, não se dava, vendia-se! Deixando de lado o extremismo capitalista, é bom refletir mesmo, porque muitas vezes são maus conselhos de fracas cabeças. Ótimo o conto, parabéns.
bjs
Dulce

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Oi, Dulce, valeu o seu subsídio também. Vamos manter esta proximidade, vai?
Abração

MV disse...

Olá amigo.È um prazar saber que nutre uma simpatia pela Radio que é de todos nós. Pois, o edificio está mal e sabe-se que é pela falta de extensão do sinal pelo interior ( de quem é a culpa?). Manda-me dicas por email paara trocar melhor as ideias.

Manuel Vieira
Luanda

Soberano Kanyanga disse...

Quero falar de contos provenientes de sítios onde os homens amadurecem à volta da fogueira (sou produto disso)meus companheiros de formatura eram os milhos (isso mesmo milho). Assava-se o milho, a jinguba e amadureciam-se os homens. É muito bom quando alguém traz estas experiências ao convívio dos ruralizados... meus filhos gostam de ouvir e ler contos da nossa terra. Os trazidos pelo Patissa têm sido os primeiros da fila.
Um abraço.
Manuel, não descansemos. H2O mole em pedra rija muda a legislação. E até parece que o probl;ema é mais de capricho do que de legislação, pois o monopólio há muito foi eliminado.
Outra pergunta ao Manuel Vieira: Porque Igreja Católica angolana não faz o mesmo que em Moçambique em que as "Eclésias" são diocesanas... Ou seja para cada diocese uma Rádio. Teríamos mais homens trabalhando e uma informação mais plural. Já me cansa o conservadorismo e concentração da RNA (É tudo sobre Luanda como se o resto fosse capim).
Abraços a todos.

Anónimo disse...

Com todo o prazer Patissa! Além do mais a sua proximidade é tb a proximidade com as minhas origens tão distantes de mim fisicamente e que de uma forma magnifica vc as trás até mim. Vou te passar um email pedindo mais umas traduções para umbundo, posso?
Bjs
Dulce

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Olá a todos, outra vez! Dulce mande o email e tentarei~o meu melhor para traduzir. Só não se aborreça se demorar um pouco, é que ainda uso destes cybers cafés.

fas disse...

Gostei do conto, Patissa, e do tom geral do 'blog' continuo a gostar também. Abraço

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Obrigado, ilustre SOANTES. Estende-se a gratidão a todos os visitantes. Viva Angola, viva a paz!

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas