domingo, 12 de outubro de 2008

Benguela: Após década e meia... Dumilde Rangel exonerado

Foto de autor desconhecido
Um comunicado dos serviços de apoio à presidência da república, difundido este sábado, 11/10, dava conta da exoneração de Dumilde Das Chagas Simões Rangel (na foto) do cargo de governador da província de Benguela, pondo fim a década e meia de mandato, lugar que será ocupado pelo até então embaixador da república de Angola no reino de Espanha, general Amando da Cruz Neto.
O mesmo pacote de exonerações e nomeações abrangeu mais sete provincias.
Assim, Mawete João Baptista substitui Bento Cangulo na província do Uíge, enquanto que Eusébio Teixeira de Brito sucede a João Baptista Tchindandi na província do Kuando Kubango. Por seu turno, António Didalelwa vai à província do Cunene, que viu o seu governador, Pedro Mutindi, nomeado a Ministro da Hotelaria e Turismo. Isaac Anjos, que já foi embaixador na África do Sul e com passagem no Ministério da Agricultura, é esperado a dar outro alento na província da Huíla, até então governada por Ramos da Cruz. "Sempre a subir", como diria Virgílio Fire, vai Cândida Celeste da Silva, antiga Ministra da Família e Promoção da Mulher, à província do Bié, substituindo José Amaro Tati. Outra aposta a confirmar a "revolução" feminina, agora com três mulheres no cadeirão principal de um governo provincial, é a deputada Cândida Narciso, que vai à província da Lunda Sul. Finalmente, o antigo ministro da Cultura e escritor, Boaventura Cardoso, foi nomeado para governar a província de Malange, de Cristóvão da Cunha.
A saída de Dumilde Rangel, formado em economia, é há muito motivo de especulação e manifestação de amor e ódio nos mais diversos círculos, mas viria ser iminente com a sua eleição a deputado, fruto das eleições legislativas de cinco de Setembro, em que o Mpla conquistou os cinco lugares na província de Benguela.
Gociante Patissa
Share:

6 Deixe o seu comentário:

Anónimo disse...

É dificil o balanço sobre o q este homem fez a prov. bengla. Por um lado surgiram universidades privadas e aumentou oportunidades de formação. Mas também permitiu escandalos como a ponte do Cavaco rio que desabou no dia da inauguração. Não é agradável acusação de que o nosso boss tinha q participar com 30% de qualqr negócio sem investir nada. Isso afugenta investidores. Nisso, ainda tem que se culpar o governador a cegueira de vender um património histórico, a praça 1º de MAIO na caponte lobito, onde desfilava carnaval e outros eventos culturais e não só, e que, estupidamente foi vendido a Shoprite. Todo mundo sabe q o falecido Bettencourt como administrador municipal não venderia um espaço huistorico tão vistoso as escondidas. Por tudo isso, Rangel não é uma pessoa positiva na história da provincia de Benguela. Quem acha q não levante a mão!
jaimelucas@gmail.com

Soberano Kanyanga disse...

Demorou mas aconteceu.. O trinta por cento foi mandado para o governo que lhe merece... O da rua... Espero não estar longe do sentimento da maioria dos benguelenses...
E como o homem é o ser que sente saudades, até de coisas más, com certeza que "teremos saudades dele".

Anónimo disse...

Cândida Narciso a sonhara governadora da lnda sul tera o mas envenenado dos presentes que o presidente da republica brindo as senhoras de angola. nao esta em causa as compentencias da senhora com administrador. tem o beneficio da duvida com e ate desejo-a muito sucesso, mas gerir os equilibrios na terras de samanhonga sera com certeza um osso duro de roer.

o leste de angola com certea foi a regioa do pais que claramente mostro para o meu contentamento um cartao vermenho ao M nas eleicoes, nesta altura ja comecara as comfrontacoes entre a populacoes e o exircito angola com a capa de alfa 5, o numero de morte ainda nao e conhecido,mas se levarmos e linha de conta propencao rebelde que caraterizá as lundas esto a ver dentro do poucos tempo a senhora governador a queixar-se do pseudo-tribalismo dos lundas para justificar a sua incapacidade de gerir os comflitos por aquelas bandas.

K.A

Anónimo disse...

Bem de facto lá se foi o NADA HUMILDE RANGEL a avaliar pelas comissões que pedia. 30%. Afinal é economista. A verdade é q como tudo e todos fez coisas más e ao montar negócios próprios quer se queira quer não lá vai dando emprego. Emprego mas as vezes coisas mal empregues. Custa-me ver aquela água q escorre ao lado da ponte da catumbela. Aquela ponte q só vens depois de eu ir. Será q qdo pararem aquela fuga no tubo o rio seca? Não percebo também como se asfalta vezes sem conta ruas de um condomínio q não tem ainda uma pedar sequer no local das casas. Será q qdo os camiões começarem a trazer o material eles não vão estragar as ruas arrranjadas e já sinalizadas? Ou virão elas de helicópetro. Casas pré-fabricadas e pré aplicadas? Não acredito. Será q quem chegou agora é melhor do que aquele q se foi. Também não acredito. Ou seja, tudo em que já acreditei ao longo dos meus 37 anos de idade (feitos no dia 15/10) ensinaram-me a desacreditar homens e actitudes desses mesmo homens (sempre os mesmos) e das actitudes deles (sempre as mesmas). Para Benguela q cada vez mais gosto de visitar só posso dizer: CORAGEM E PARA FRENTE É O CAMINHO.

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Foi empossado hoje o novo governador da província de Benguela, o general Armando da Cruz Neto em cerimónia "chefiada" pelo Ministro da Administração do Território, Virgílio de Fontes Pereira, que enalteceu o novo inquilino do palácio cor de rosa à Praia Morena pelos seus feitos no campo militar. A despedida foi também sublimada por um almoço de confraternização oferecido pelo cessante, Dumilde Rangel, este que viu louvado o seu desempenho enquanto dirigiu os destinos da província de Benguela. Como discurso é sinónimo de promessas, algumas foram exteriorizadas, convidando desta forma os cidadãos e "os munícipes da provincia de Benguela" em especial a acompanharem participativamente o trabalho do Governo. Gociante Patissa

Anónimo disse...

este governador ate era bom antes de casar,mas dps disso tornou-se mt ambicioso por causa da mulher k E MT ASSUSTADA POR DINHEIRO,senhora CONTANCIA DX D AMAR O DINHEIRO,preocupaºte mais cm felicidade e saude

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas