terça-feira, 20 de novembro de 2007

Comentários racistas e pedófilos sobre a mulher angolana no programa de Jô Soares geram onda de protesto no Brasil

Foto de autor não identificado
"Acabo de receber um e-mail que originalmente foi postado por Vilma Piedade do Movimento de Mulheres Negras do Rio de Janeiro. Ela envia o link de um recente programa do Jô Soares onde ele entrevista um sujeito que atende pelo nome de Rui Moraes e Castro. O tal foi no Jô sabe para quê? Para explicar a relação do penteado das mulheres negras de Angola com as suas vaginas", escreve Ranato Rovai, editor da revista Fórum no Brasil.

"Entre outras coisas o tal mostra um corte de cabelo, que segundo ele foi armado com bosta de boi e fala que aquela mulher quer mostrar que está "mais apertada". E diz, em resumo, o seguinte: "como o negro começa sua relação sexual com seis, sete anos e essa mulher já tem 20, 21 anos ela está velha, acabada, larga. Então ela fez uma operação no clitóris a sangue frio, com uma faca de sapateiro, e fica mais fechada. Com esse cabelo ela está dizendo ao homem que voltou a ficar fechada e que vai dar tanto gozo ao homem como uma garota de sete ou oito anos...".

"Sabe o que o Jô fez, divertiu-se a beça com a história. E continuou a entrevista com preconceitos e histórias horrorosas assim por mais uns cinco minutos."

Outros protestos referem que o "Jô Soares e sua equipe deveriam se informar melhor sobre a história pessoal de seus entrevistados e o conteúdo que supostamente têm a oferecer. Em sua ignorância o senhor Morais e Castro chega a afirmar durante a entrevista – entre outras coisas – que certa região de Angola situa-se perto “da fronteira com a África do Sul”. (!)

Ficamos nos perguntando no que aquele conjunto de impropérios, preconceitos, comentários jocosos e degradantes, absolutamente descontextualizados, vem contribuir para um projecto de sociedade mais justa, mais tolerante, mais equânime – projecto com o qual nos identificamos e para o qual temos trabalhado em nossas áreas de actuação profissional e de militância política.

A cena dantesca de dois homens “bem-sucedidos” e com acesso a uma rede de televisão com o poder da Globo (não só no Brasil, mas também em Portugal e em Angola) fere gravemente tanto a nossa constituição quanto o projecto – construído a duras penas – de uma sociedade brasileira aberta à compreensão e ao respeito pelos diversos grupos culturais que a compõem, suas práticas e sua história. A nosso ver, isto é o que torna a humanidade o que ela é: rica, porque diversa.

É impossível silenciar diante desta manifestação torpe de racismo e etnocentrismo. Esperamos como cidadãos e cidadãs uma retratação dos protagonistas deste circo dos horrores, para que possamos continuar nosso trabalho diário junto a jovens, educadores e crianças e reafirmar que o tempo de desqualificar o que não compreendemos e de tratar o diverso como animalesco já passou", escreve Mailsa Carla Passos e Aldo Medeiros.

Nov 20, 08:08Fonte: AngoNotícias
Share:

4 Deixe o seu comentário:

Soberano Kanyanga disse...

Caro Amigo, E escrevo amigo com A grande... Entendes.
Mudei o nome do blog porque quase perdi emprego... uma história longa com intrigas à mistura. Mas no fundo os dois termos querem dizer a mesma coisa. A língua em que escrevi o novo título é Kimbundu.
Quanto ao programa do Jô, Já tivemos a três anos um brasileiro a residir em Angola que tratou as nossas operadoras de bordo por "Aero Velhas" e com outros insultos à nossa soberania. Agora foi o Jô. É uma pena que pessoas que não conhecemn a nossa História, nossos ritos e nossa ideo-sicrasia falem de nós e de forma tão brejeira... É uma pena.

SOS Miséria disse...

Olùa meu amigo Angolano ! Estou buscando conhecer um pouco mais do seu país ! Se você conhece entidades de ajuda social, ajuda infantil se conhece o site pode em enviar pois estamos organizando este blogue contra a as injustiças sociais dos países de língua portuguesa.
Grande abraço
Alda

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Cara Alda,
Filantropia e essa "teimosia" de entregar-se ao sector voluntário lançaram-me, adolescente ainda em 1999, para o associativismo, tendo fundado com amigos a AJS - Associação Juvenil para a Solidariedade, sedeada em Benguela. Embora, actualmente, me dedique de forma regular apenas dois dias por semana, conheço instituições que se preocupam com bem-estar da criança na província de Benguela. Entretanto, a Internet por cá não é ainda uma coisa de uso abragente. De tal forma q seja o INAC - Instituto Nacional da Criança, afecto ao Ministério da Assistência e Rei~inserção Social, como ONG's membros da Rede de Protecção à Criança não têm um canal consitente de comunicação. Lamentando esta lacuna, não posso deixar de louvar a sua iniciativa e o look do seu blog (Já agora, posso saber o truque para que a mensagem não apareça toda, mas sim "escondida" do link "ler mais?. Abraços. Gociante Patissa

Anónimo disse...

Meses depois do "Programa do Jô" ter ofendido a mulher angola:"Audiência na Angola-
Por conta do sucesso da TV Globo Internacional em Angola (é o segundo canal mais assistido), a emissora no Brasil começará a receber famosos de lá. A Miss Angola vai ao “Programa do Jô.”(http://oglobo.globo.com/cultura/kogut/). Será um pedido de desculpas público?!

MAriana

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas