quarta-feira, 16 de maio de 2018

Em linhas tortas (46)

Afinal não morreu. A contestação do Movimento Tolerância Linguística (MTL) ao livro "Ensaboado & Enxaguado - Língua Portuguesa & Etiqueta", do jurista e professor José Carlos de Almeida, lançado em 2010, evolui agora para um apelo aos empresários visando patrocinar a edição de um outro livro da autoria do referido movimento. Para o efeito, uma conta bancária foi disponibilizada para arrecadar donativos.

Em nota publicada pelo Club-k, o MTL argumenta que o livro na forja, "Enxaguando a língua ensaboada - Lições de gramática e linguística portuguesa(s)", para além de servir como corrector gramatical e sociolinguístico, "surge como um instrumento defensor e promotor, embora não tenha uma gramática externalizada, do Português Angolano, língua materna de muitos, aquele português falado por uma boa parte de angolanos, letrados ou não, em situações formais ou não."

O assunto arrasta-se há mais de dois anos, tendo inclusive movimentado uma manifestação pelas artérias da cidade de Luanda no dia 16 de Julho de 2016. Mas já naquela altura, a "causa" do MTL, um grupo de estudiosos da língua, de estudantes e de professores de língua portuguesa, era vista com certo cepticismo por parte de quem não conseguia divisar até que ponto o ângulo de intervenção (um livro sem cariz institucional) é representativo, relevante e pertinente, num país com tantos problemas estruturantes no campo da pesquisa e do ensino. Houve quem lhes acusasse de invejosos e imaturos, e que estariam involuntariamente a promover o livro com a "feroz" contestação do mesmo.

Auto-intitulado escritor, José Almeida (que não é formado em linguística, pelo que presta um serviço de "curioso") pode ter-se excedido no tom normativo e punitivo com que tricota as linhas do "Ensaboado e Enxaguado", para além do defeito de não alistar a bibliografia consultada, como bem mandam as regras da honestidade intelectual. Ainda assim, está no seu direito de se exprimir quanto ao que julga saber, no caso vertente usando o formato do livro. Da mediatização de eventuais "dislates", dando-lhes peso de "português correcto", os próprios órgãos de comunicação social (principalmente a rádio e a TV que fazem dele um modelo de referência) levam parte da culpa, por omissão do crivo que seria a figura do editor de cultura.

Outras vozes academicamente autorizadas já esgrimiram os seus argumentos nas páginas do jornal O País, aqui a destacar o jornalista, docente, escritor e crítico literário António Quino, para quem o autor de Ensaboado & Enxaguado, ao tentar impôr uma norma estática e que ignora a contribuição das línguas e linguagens locais, a par da deturpação do significado de alguns verbos que o livro diz não existirem (quando na verdade estão correctos), revela desconhecer aspectos básicos da sociolínguística e da pragmática.

Na matéria estampada ontem pelo club-k, o internauta Rodrigo Assis faz uma chamada de atenção aos contestatários: "A ideia é boa, mas seria melhor se estudasse[m] as línguas nativas, até porque a língua portuguesa está bem servida e com vasta comunidade, enquanto que o nosso kimbundu, umbundu, fiote, ngangela, tchokwe entre outras precisam de mais atenção para que se evite a extinção."

Ainda era só isso. Obrigado. Gociante Patissa | Benguela, 16.05.2018 |www.angodebates.blogspot.com e www.ombebwa.blogspot.com
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas