terça-feira, 17 de maio de 2016

Crónica | Quando se aprende mais com um só livro do que em seis meses de aulas

A minha passagem pelo Piaget atrás da licenciatura em sociologia foi mais ou menos uma colecção de traumas. O primeiro choque veio de um certo desrespeito que residia nas normas, principalmente aquela de não haver uma segunda oportunidade para quem perdesse uma prova (por maior que fosse a força do motivo). Se o estudante perdeu a primeira frequência, vai automaticamente ao recurso, na lógica da improbabilidade de conseguir 20 valores na segunda frequência e com isso a média 10.

Ora essa, como ficaria o meu direito à desordem?! Nunca na verdade fui um estudante disciplinado, nem acredito que vá a tempo de mudar. Se em plena sala de aulas apetece ir para a casa, pego em mim e vou-me embora. Pelo que tive mais tarde de desistir, com o receio de não concluir o curso nos cinco anos curriculares e envelhecer tentando.


A segunda dor de cabeça era a falta de transporte para conciliar o emprego (no estressante que é o serviço de terra em avião civil) e duas universidades ao mesmo tempo, sendo que na estatal continuava alistado no segundo ano de linguística/Inglês. Tudo isso fazia-se num perímetro de 70 quilómetros.

Depender de boleia, nos dias em que a última aula vai até poucos minutos antes das 23 horas é, como diz a minha amiga portuguesa, dose! Mas almas caridosas há sempre. Estou recordado de certa vez em que à meia-noite fomos à boleia de uma camioneta carregada de caixas de tomate, certamente destinada a Luanda.

Gostava das aulas de metodologia de investigação científica, mas muito mais ainda das de epistemologia, ética social e francês. Tudo isso não suplantava a grande frustração que era a gélida metodologia da professora que dava o que eu mais desejava aprender, a sempre quente Antropologia.

A académica montava o datashow e limitava-se a ler o powerpoint que projectava à parede, num ambiente mais frio do que o inverno das ruas de Lisboa, que fazia questão de evocar como fonte do canudo. E o monólogo de sotaque mecânico europeu de pronunciar o R como se a arrancar uma espinha de peixe na garanta! Se mais explicação lhe pedissem, relia e trancava o semblante. E na prova? Bem ao estilo linear e textual do exame de condução: respondeste bem, mas não foi o que eu ensinei. Logo, zero.

De tal sorte que quanto mais o tempo passasse, mais me ligava à professora algo intenso: a atitude de rejeição. Quase me fez odiar a ciência que almejava dominar na sequência de um convívio três anos antes com alguém que tinha mestrado e paixão por Antropologia. Curiosamente, a leitura deste livro introdutório de Claude Rivière, que me chegou por empréstimo, está a ser bem mais elucidativa do que o desperdício de meses sentado na sala de aulas no distante ano 2007.

Já dizia alguém que quando as memórias do tempo de escola voltam com intensidade, é porque ressuscitou a alma de estudante. Queira, caro leitor e cara leitora, tolerar as divagações de um eterno estudante e sonhador que gostaria de sair pelo mundo afora e cimentar conhecimentos, seis anos passados desde a conclusão da licenciatura, pudesse ele quebrar os compromissos de sobrevivência. 
Gociante Patissa, Aeroporto da Catumbela, 17 Maio 2016
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas