sexta-feira, 29 de abril de 2016

Crónica | Milionários também, modéstia à parte

Das justiças, ou não, da vida e das convenções.

Certa vez, no uso da palavra, determinado líder partidário na oposição discorria a sua prelecção sobre as falhas da governação no seu país. Do amontoado que é a prolixidade congénita em um discurso político-partidário, destaco por ora o parecer negativo do orador no que concerne à equidade e por aí vai.

Tomada a palavra, um eminente opositor à oposição nestas andanças chamou a atenção para a necessidade de um diagnóstico razoável e quê e tal. E não se achando suficientemente esgrimista, mas sem dispensar a elevação a si também costumeira, teria acrescentado à guisa de réplica o que reproduzo a seguir, exercício para o qual convoco a margem de erro de quem cita de memória e a soberana subjectividade de um cronista:

"Excelência, a própria vida é injusta; repare como está montado o cenário desta nossa conferência: Vossa excelência está protegido pela sombra e em assento confortável, enquanto nós estamos ao sol. Vossa excelência não pediu isso, pelo que eu saiba, é o tratamento que a organização julga merecerem os convidados do vosso ilustre nível."


Bem, não sendo propriamente um adepto das retóricas circunstanciais do bicho-homem-político, nem me dei ao trabalho de esperar pelo fim do evento nem pela tréplica do prelector. O que todavia se fez inevitável de soar na mente de lá para cá é a sineta das injustiças que uma vez a outra residem nas formas de tratamento.

Eis que mais uma vez, o que não deve ser bom sinal porque frequente nos últimos dias, me vejo obrigado a protestar contra produtos informativos na comunicação social angolana. Agora há pouco vinha eu a conduzir e ouvindo o noticiário, quando me fez "pó" (como diria o português) o realce dado a Donald Trump, candidato a presidente dos EUA, que o locutor fazia questão de pontuar por ser milionário, como se eu e mais outros na função pública angolana também não o fôssemos, modéstia à parte.

Isto por cá, nunca é demais lembrar, desde que se vetou a importação de carros usados, a coisa andou um bom bocado para frente. É tudo zerinho. Basta ir a um banco da esquina (e de quando em vez, que é para não variar assim muito, subornar lá o tipo das autorizações) e sacar um crédito. Sempre a começar por não menos de milhão.

Por acaso tem o noticiarista noção de quantas viaturas da grande maioria (por baratas e básicas que sejam) circulam pelas estradas de Angola, já sem incluir a província milionária e ao mesmo tempo capital que é Luanda? Então... Mas o quê que é isso de tratar Trump por milionário e os demais angolanos pelo nome?! Ah, era para nos lembrar que os nossos milhões já quase nada compram, ainda mais agora com a crise financeira e a desvalorização do Kwanza ao triplo, não é? Ah, pois, assim… está bem.
Gociante Patissa, Benguela, Angola, 27.04.2016
www.angodebates.blogspot.com
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas