quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Portal Pérola das Acácias distingue personalidades de 2015 | «Gociante Patissa, escritor de mão cheia é a figura do ano na literatura»


Gociante Patissa, Benguelense, 37 anos, formado em linguística inglesa, jornalista, amante da fotografia, tradutor em fim um homem multifacético. Está não é apenas uma biografia e nem mesmo um texto do Wikipédia. Falaremos mesmo é da capacidade desse autor em descrever assuntos do quotidiano e construir histórias intrigantes.

Em 2015 veio confirmar que é mesmo um escritor de mão cheia, numa província com tradição na literatura angolana, mas que com o tempo vai perdendo o fôlego. A nova vaga parece longe de estar à altura do legado dos grandes escritores originários de Benguela como: Pepetela, Alda Lara, Raúl David, Ernesto Lara Filho, Frederico Ningi, e tantos os outros que sãos os ícones maiores da literatura do nosso país. Gociante Patissa é um dos pouco, da nova geração que tem sabido manter à mística da tradição na criação literária em Benguela.
Em 2015 voltou a brindar o publico com mais uma obra: O apito que não se ouviu. Um livro de crónicas que visou homenagear um amigo seu agente da policia de transito, que perdeu a vida no cumprimento do seu dever.

Gociante Patissa ou simplesmente Patissa, é conhecido e credenciado por suas crónicas, que são, em sua maioria, publicadas no seu blogue. Discorrer sobre assuntos corriqueiros é uma especialidade desse sujeito que, mesclando humor e ironia, aborda com destreza assuntos mais delicados. Ele é aquele tipo de escritor que nos faz rir escrevendo sobre assuntos mais sérios, e ao mesmo tempo nos faz olhar com mais seriedade assuntos ditos simples.  Uma das características que chama atenção no escritor é a simplicidade com a qual escreve seus textos. Apesar de renomado e ter já alguma experiência na estrada literária, Patissa não usa de um vocabulário muito rebuscado em suas composições, facilitando assim sua leitura com um desenvolvimento mais fluente; sua escrita é simples, porém não simplista. Esta é “Nossa personalidade escolhida” para escritor do ano.

Que venham mais livros, Benguela e o país precisa de si. Bem haja escritor Gociante Patissa.
--------------------------
Nota do Blog Angodebates: 
O exercício é da inteira responsabilidade do site Pérola das Acácias, que distinguiu, para balanço do ano 2015, aqui o operário das palavras e o lançamento do livro de crónicas «O Apito Que Não Se Ouviu». Confesso que foi inevitável a reacção de estranheza, vindo a menção de um projecto de profissionais com os quais mantenho relações cordiais, mas o conforto mora na noção de ter sido uma surpresa e não propriamente fruto de alguma competição. Como diz um personagem meu, «NÓS AQUI SÓ TEMOS UM LEMA: O NOSSO TRABALHO É TRABALHAR!» GP
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas