sexta-feira, 17 de abril de 2015

Impressão digital | Circo das vaidades

Por José dos Santos, director do jornal «A Capital», edição n.º 640, Luanda, 04/04/15

Quando decidi abraçar o jornalismo, admirava algumas pessoas que já há muito labutavam na profissão. Tanto pela forma de escrita – muita criatividade -, assim como por aquilo que representavam ser. Gente idónea e, por via disso, verdadeiros exemplos a seguir. Passaram-se os anos e, confesso, vi-me defraudado com algumas pessoas, jornalistas, no caso, que muito admirava. Não porque deixaram de encantar-me com os seus escritos, mas, sobretudo, porque passei a reconhecer em muito deles uma outra faceta: um exacerbado narcisismo.

Deixei completamente de os ver como exemplos a seguir, apesar das referências. Passei, por isso, a colocar-me a milhas de distância, mal os avistasse. A luz que brilhava no horizonte não era, afinal, o ouro que se imaginava. Era apenas uma miragem...

Compreendi com os anos que há por aí gente jornalista que continua a padecer (sempre foi assim, encapuzavam-se) de um narcisismo patológico e que parece piorar com o avançar do tempo. É o narcisismo jornalístico de que me refiro, um conceito que pode servir para caracterizar um profissional do ramo que, sem pejo nenhum – qual Narciso – admira de forma exagerada só a sua própria criação.

Em busca do protagonismo só para si, entende que o seu jornalismo está acima dos demais. Por isso, nutre uma paixão pelo individualismo numa tresloucada busca pela sua auto-afirmação. Só assim consegue os seus objectivos. Egocêntrico, quer ser sempre o centro das atenções. É assim que se estabiliza emocionalmente, tal é a necessidade de exposição, mesmo diante de um trabalho não raras vezes corriqueiro.

O jornalista narcisista quer sempre receber elogios. Porquê? Entende que, como ele, não há outro profissional igual. Não respeita ninguém, nem o trabalho dos outros. Ele é “demais” e ponto final. E faz tudo para chamar atenção, inclusive contar piadas sem graça, levantar conversas sem pé, nem cabeça. O que lhe importa? Nada. É ser apenas o centro das atenções. E bate no peito quando se lhe é dado alguma importância. Caso contrário, cria fantasmas. Nasce logo um clima de desconforto nas relações com os demais colegas de profissão, mesmo daqueles com quem partilha a redacção. Daí aos conflitos é apenas um pequeno passo.

Para o jornalista narcisista apenas conta a sua opinião. E é esta que deve ser levada em consideração. Se contrariado, bufa por todos os poros. Porquê? Sem modéstia, considera-se um especialista em tudo o que é assunto. Por isso, procura centralizar o conhecimento. Trabalhar em equipa? Para quê? É desnecessário. Só ele é que produz sozinho. Os outros colegas apenas atrapalham. Esquece que também pode aprender com os seus pares.

Há gente jornalista, porque narcisista, que teima em acreditar que o seu umbigo é o sistema solar. Acha-se um fenómeno mundial, sem perceber que, no fundo no fundo, está a precisar de consultar um especialista em medicina para a patologia de que padece.

Compreendi, por isso, com os anos, que devo seguir em frente, absorvendo apenas os bons exemplos. É que, contrariamente àquilo que pensam os narcisos do nosso jornalismo, o mundo não é, afinal, tão ridículo assim...
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas