domingo, 28 de julho de 2013

Crónica: SONAMBULISMO LIBERTÁRIO OU QUASE ISSO

Nessa onda de fabulosos dinheiros e sonhos, estive a pensar no que faria com pelo menos 2 milhões (não de massaroca, que a minha mãe nunca foi de produzir "milhinhos", mas "milhões" mesmo, vezes sem conta arrumados em sua despensa)…

Pois, continuando, com 2 milhões de dólares eu tomaria um banho de perfume e pela primeira vez (última também, espero) me punha num fato e gravata para ir ter com o meu patrão. Enchia o peito de ar, pigarreava, coçava a barba, agarrava num frasco de desodorizante e pulverizava as notas que tivesse no meu bolso, tossia com um pouco mais de classe, dizia-lhe para estar à vontade no seu próprio gabinete e, pronto, inaugurando a era de libertação íntima no uso de palavras, abrir-me-ia ao que vinha:

“Como sabe, muito poucos entre nós podem dar-se ao luxo de escolher. Tenho a si como tenho vizinhos, amigos, alguns familiares, ex-patrões, enfim, por casualidade, que no meu caso está mais para fatalidade. Seu rosto lembra-me a quantidade de sapos que venho deglutindo, quantos deles indigestos, desde os meus quinze anos, quando o sustento dos estudos e a lei do estômago me atiraram ao mercado do trabalho, qual Daniel à cova dos leões, chamando a um qualquer mortal de chefe. Hoje, venho mui respeitosamente, diria mais simbolicamente, declarar-me independente. Tenho com que viver para o resto da vida, e mais, para ser seu colega enquanto entidade ou engatatão para  secretárias. Me esquece, ouviu?!”

A entidade patronal, ou a pessoa que a representa porque, como diz o outro, as instituições não existem como tal, haveria de me olhar com perplexidade, pondo em causa a minha saúde mental. Só que tudo isso estaria já previsto, bastando dizer:

“Imagino como me inveja esta liberdade, pois tudo o que o senhor pode estar a imaginar é espetar-me faltas, comunicar aos maiorais para um processo disciplinar, um corte, mais um ou menos um, como de costume. Poupe-se de cansar a mente, que o passe já o entreguei ao efectivo da segurança, que por sua vez acaba de me passar o curriculum vitae, sabe-se lá como ficou a saber da minha nova condição, está a ver?!”

Nesse instante, eu aliviava o nó da gravata, marcava uns passos porta afora, fingia ter esquecido algo, voltava a entrar e atirava a gravata e o cinto (esse maldito simbolizando o lado carrasco do desenrascanço) para o balde de lixo. “Receba-me o vento”, gritaria.

No dia seguinte, recrutava algumas bocas de aluguer, elevando bem alta a tenção de instituir a preguiça como um direito fundamental para mentes criativas, num qualquer enquadramento com a nova Lei do Mecenato. A minha casa transformava-se imediatamente em estação de rádio, com estúdio especial emitindo a partir do conforto da minha cama. Pronto, são ideias. Ou seja, estou já acordado?

Oh, caramba!, estou atrasado para o serviço, nem tempo para o matabicho resta. O carro, vigésima mão da Europa, está avariado, quer dizer, já só falta ir busca-lo à oficina; mas como, se o salário só cai uma vez por mês? Ainda por cima, não há água na torneira, foi-se outra vez,  ao passo que o gerador não permite engomar o uniforme.

Gociante Patissa, Aeroporto Internacional da Catumbela, 28 Julho 2013
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas