quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Prémio de Nacional de Cultura e Artes 2012 para Mena Abrantes. Conheça outros galardoados

O júri do Prémio Nacional de Cultura e Artes, edição 2012, decidiu atribuir o galardão da categoria de Literatura ao dramaturgo José Mena Abrantes, que dedicou parte da vida a produzir textos dramáticos, modalidade literária raramente cultivada em Angola. O anúncio foi feito na tarde de ontem, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo, em Luanda, pelo presidente do Júri, Zavoni Ntondo, em cerimónia presidida pela ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva. (Texto e foto: Jornal de Angola)



Segundo o júri, o conjunto da obra do dramaturgo angolano é consubstanciado por uma profunda carga existencial. “Trata-se, pois, de uma produção literária que preserva factos históricos ocorridos no período colonial, no espaço que hoje chamamos Angola, e que se afirma como crítica e reflexão sobre a realidade social e moral da época”.

Na disciplina de Investigação em Ciências Humanas e Sociais, o júri atribuiu o prémio a Arlindo do Carmo Pires Barbeitos, pela sua obra “Angola-Portugal, Representações de si e de outrem ou jogo equívoco das identidades”, considerando a relevância, a pertinência, a cientificidade e o interesse deste trabalho.

Pelo conjunto da sua obra e dada a sua internacionalização, pelas exposições fotográficas no contexto da arte contemporânea, o júri atribuiu o prémio na categoria de Artes Plásticas a Kiluanji Kia Henda, um dos artistas plásticos angolanos com maior reconhecimento internacional, no panorama artístico da actualidade. Na disciplina de teatro, o galardão foi para o grupo Henrique Artes pelo conjunto da obra, que já se tornou uma marca de incontornável referência do teatro angolano com uma competente regularidade cénica, exibindo uma produção com padrões internacionais.

Ao cantor, compositor, instrumentista Eduardo Paim o júri atribuiu o prémio na disciplina de música. Com 33 anos de carreira artística, o músico constitui um representante activo da música e consta dos alicerces da história contemporânea angolana. Também pelo conjunto das suas obras, o júri atribuiu, ainda, prémio ao realizador Alberto Botelho, na disciplina de cinema e audiovisuais, e ao grupo de dança tradicional Ombembwa, da província do Cunene, na disciplina de dança.

A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, disse, na ocasião, que o júri fez uma apreciação séria e cuidada aos trabalhos dos criadores distinguidos nesta edição, acrescentado que também foi feita justiça nas categorias de música e investigação em ciências humanas e sociais ao reconhecer, finalmente, o trabalho de Eduardo Paim e Arlindo Barbeitos. 

Garantiu que o seu pelouro iniciou com a literatura um critério de excelência, que consiste na divulgação da literatura angolana além-fronteiras, com a reedição e tradução de livros angolanos nas diversas línguas. “Acreditamos que vamos estender este critério de excelência às demais categorias do Prémio Nacional de Cultura e Artes”, disse.
Share:

0 Deixe o seu comentário:

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas