sábado, 26 de fevereiro de 2011

Será que assim fui duro?...

Enquanto aguardávamos pelo jantar, pouco antes das 20h, alguém bate ao portão. Minha kota (irmã mais velha), que falava ao telefone, deu-me tacitamente o direito de fazer "as honras da casa". Entra um menino, com carácterísticas físicas condizendo com alguém, de cuja inconveniência já muito tenho ouvido falar. Sem tirar as mãos do bolso - nervosismo talvez - pergunta se a fulana (minha sobrinha, namorada dele) não está. "Está a trabalhar", disse-lhe. E para ter a certeza de que fui claro, acrescentei: "olha que ela tem também deveres de casa, está bem?!". E o gajo, "sim, dá licença". Feliz ficou a dona de casa, também já farta do jeito de "genro" pegajoso do rapaz, claro, com a devida cumplicidade da sobrinha...

Enfim, afinal sou tio ou não? Esses adolescentes nunca mais aprendem a alfabetizar suas vontades como mandam os bons valores de família, pá?!!!!
Share:

6 Deixe o seu comentário:

Anónimo disse...

Um tio preocupado... realmente há que se por limites.

Bjs e ótimo domingo.

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Oi, Parole, bom início de semana para si.

Ana Casanova disse...

Não foste duro Gociante.
Acho que apenas lhe deste a "dica" de que não era a hora mais própria para ele ir procurar a namorada.
Acho que se os jovens não têm valores nem normas a culpa vem de trás.
Acho que o mal hoje em dia é exactamente confundir-se a liberdade com educação e respeito e qualquer dia os filhos mandam nos pais. Alguns já mandam...
Os valores estão invertidos e como diz o ditado "É de pequenino que se torce o pepino".
Os meus filhos têm 17 e 10 anos respectivamente e sou uma mãe cumplice mas quanto a educação sou exigente. Acho que eles me vão agradecer como agradeço aos meus pais. ;D
Um beijo com amizade, Ana Casanova.

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Oi, parceira Ana Casanova, concordo com o que diz.

Sou dos que acham (se os houver) que não deve ser levada radicalmente a máxima "amar e ter juízo não é possível". Há que haver regulação, claro, como em tudo na vida. Há realmente jovens (rapazes) que não fazem por evitar a imagem de desajuizados. Acho que o básico, numa relação, é dominar a rotina do parceiro ou da parceira. No caso em questão, ele mora a pouco menos de 30 metros, e o casal está diariamente junto, sendo por isso um tanto estúpido que ele ignore as responsabilidades caseiras da moça. Ou se calhar ele janta tão cedo, que 19 horas lhe parece boa hora para "arrancar" de casa a namorada. Um bom final de 2ª feira

Val Du disse...

Oi, Patissa.

Esse foi o primeiro post que li aqui em seu blog.
Gostei muito em ver sua atitude.
Na época eu estava indicando blogs p/ a Bia (estação), ela ia viajar para Angola, mas c/ passei muitos blogs p/ ela ver; depois de um tempo ela me recomendou seu blog.:) Mas eu já conhecia, apenas não fazia comentários.

Isso tudo, para dizer que, estou sempre "passeando por aqui", há muito p/ ler e me sinto bem.
Blogs de Angola que eu mais leio é o seu.:)
Às vezes eu exagero.:)

Bjos.

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Muito grato, são afectos que realmente nos fazem sentir que o Blog é mais do que o nosso ego, chega a ser um contributo mesmo. Um abraço, Lita

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas