quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Mulher taxista é homenageada pelo programa radiofónico “Viver para Vencer”

A segunda edição da rubrica “Nossa homenagem - um reconhecimento às pessoas pelo seu exemplo de sucesso”, emitida a 10/02/09, homenageou uma senhora. Beatriz Laura, ou Tia Bia se preferirem, é um exemplo de sucesso que vem da mística vila da Catumbela.

Quando obteve a sua carta de condução, não imaginava que um dia disputaria com os homens uma profissão rara entre as mulheres, a de taxista. Beatriz Laura era muito jovem ainda, e a condução era apenas uma habilidade para engrossar o curriculum vitae.
Com as mudanças que o país tem vivido e a falência de algumas unidades de produção, Tia Bia viria perder emprego, comprometendo-se deste modo a situação económica da família. Foi então que, volvidos 17 anos desde a obtenção da carta de condução, Tia Bia socorreu-se dela para o ganha-pão. Apareceu a oportunidade de trabalhar com um Hiace e ela disse “sim”.
«Comecei a actividade de táxi porque achei que era um meio de trabalho. Na altura estava desempregada e comecei, para não ter que ficar parada, fui fazendo alguma coisa», justificou
Em Angola, chamam-se genericamente de HIACE as carrinhas (mini-autocarro?) de nove lugares em diante, sejam de marca Toyota ou não. E, pelo seu tamanho, não colhem muita simpatia feminina. A tarifa na via Lobito Benguela, 30 Km aproximadamente, é de 100 Kz (USD 1,30).
Tia Bia conseguiu o Hiace através de crédito bancário. Ciente da responsabilidade, decidiu trabalhar, ela própria, ao volante até completar o pagamento. Mas teve de enfrentar algo mais difícil do que avarias de veículo, o preconceito.

«Mais difícil foi por ser única mulher. Todo mundo comentava, os colegas taxistas, dizendo que não é trabalho para mulher. E eu, de vez em quando, ficava retraída. Mas fui ganhando coragem até que me habituei e faço o trabalho normalmente», recordou.

E a relação com os passageiros «tem sido boa. Só de saber que – disse – estou a lidar com público, pessoas de todo tipo, de vários níveis, tenho tido a máxima paciência. Não é fácil lidar com eles, mas a gente tem que ter paciência».

Outro desafio de mulher taxista é conciliar o trabalho com o dever de mãe. «É difícil mesmo! Tenho que me levantar muito cedo, deixar as orientações de casa, ir para a via. Às vezes ter que sair um pouco antes da hora, [para] ver como é que as coisas e os miúdos estão, retomar o trabalho por volta das 14h30 e regressar antes das 18h», contou.

Bem-haja Beatriz Laura, a senhora da Catumbela que surpreendeu a sociedade no serviço de Taxi. Infelizmente, há meses que o Hiace da Tia Bia está inoperante por falta de correia de distribuição.

Note-se que a rubrica “Nossa Homenagem” é oferecida pelo programa de mesa redonda radiofónica, “Viver para Vencer”, uma produção da ONG angolana Associação Juvenil para a Solidariedade (AJS). Vai ao ar todas as terças-feiras, das 17-18h30, através da Rádio Morena Comercial (97.5FM), cobrindo as cidades de Lobito, Benguela e Baia Farta.

AJS – “A cidadania é resultado de um exercício permanente de Educação e Comunicação”. (GP)
Share:

2 Deixe o seu comentário:

Afrika disse...

Ola de novo! Gosto do teu blog porque através dele fico a saber historia actuais do pais que me viu nascer :D

Afrika, foi escolhido por essa mesma razão, pela forca que o K produz no fim da palavra... porque independentemente de ter nascido em Angola, eu sinto-me Africana. Tenho a forca e a garra de um continente o qual desde que parti nunca mais visitei, mas cresci ao ouvir historias.

Quanto ao teu post, admiro essa garra e força de sair e fazer com que as coisas aconteçam, um bem haja pra tia Bia. Pena que neste momento o seu ganha pão esteja parado, a minha sugestão seria pedir a traves da mesma emissora radiofónica ajuda solidaria, entre os ouvintes pra com esta mulher que já provou que não se detém perante as adversidades !

Quem sabe se alguém que tem acesso a esse tipo de materiais ou entre todos a tia Bia não volta a ser um exemplo para todos seguir!

Fica bem, Afrika

Soberano Kanyanga disse...

Este é mais um dos vários exemplos de muitas "mamãs e manas Coragem" anónimas. cada um no seu meio, seu tempo e do sei jeito. Viva a tia Bia que tal como a dona Patissa, Canhanga e tantas outras dignificam as famílias e os angolanos. Exemplos como esses precisam-se num país em que todos querem dar exemplos, apenas, por cima e nunca na base.

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas