segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Observatório Angodebates: Seis notas positivas urgentes

Seguem-se seis notas pela positiva que, na visão deste Blog, se impõem:

1. ISCED-Centro Universitário de Benguela (Internet wireless)
Foi com muita satisfação que constatamos que estudantes utentes de computadores portáteis podem já com certa eficiência beneficiar do sinal wireless no recinto do CUB (o que inclui interior e pátio) sem restrições de acesso, o que seguramente permite poupar os AKZ 300 por hora cobrados pelos cybercafés. A medida vale se analisada no contexto angolano, onde as tecnologias de informação são de certo modo "lentas" e o seu acesso oneroso. Portanto, ao Mestre Domingos Calelessa, decano, e colectivo vão os nossos elogios. Antes tarde que nunca.

2. Rádio Morena Comercial (Promoção e valorização cultural)
Temos vindo a observar uma postura de abertura à promoção cultural por parte da RMC, sendo mais sonante o programa matinal "Aiué Sábado", responsável pela tradição que leva anos de venda e autógrafos à portaria. Este fim-de-semana, por exemplo, esteve tão abarrotado o quintal que "parecia um Congo", como referiu a brincar um reconhecido escritor e docente universitário, por acolher em simultâneo os lançamentos do livro de poesia "Sexorcismo" de Martinho Bangula, CD dos Calibrados "Cartas na Mesa", e de outros fazedores de Kú-duro cujo nome nos escapa. Ao jornalista José Lopes, director, e seu colectivo o nosso grande reconhecimento.

3. Editora KAT-Consultoria e Empreendimentos (mais um "novo" escritor lança obra)
A colecção Safra-Nova, da editora KAT, lançou no mercado o seu segundo título, “Sexorcismo-poesia para purificação”, do jovem Martinho Bangula. O livro, em nossa óptica, traz uma abordagem interessante, uma forma de ler e sugerir a humanidade tendo o sexo como tábua de chamada. É a segunda aposta em autores estreantes, colecção que por sua vez se estreou com o livro de poesia "Consulado do Vazio", lançado em Julho deste ano. Mais duas obras estão no prelo, podendo uma delas sair no primeiro trimestre de 2009. Aos kotas Kajibanga e ArJaGo (e a todos no KAT) força!

4. Cidade do Lobito (obras agradáveis no sistema de drenagem)
Quem visita o Lobito pela primeira vez fica com uma inevitável impressão positiva ao ver as obras entre o Bairro da Luz e a Unidade dos Bombeiros, tal é a estética e a aparente durabilidade. Porém quem conhece a cidade e suas respectivas entranhas alegra-se ainda mais, pois tais obras representam “uma ressurreição social”, dos pontos de vista da beleza e da segurança, pois já viu muita gente morrer (e outros danos mais) pela nulidade do sistema de drenagem face à pujança das águas da chuva, o que em parte se atribui à obstrução do canal de evacuação para o mar no Lobito-Velho, resultante de entulhos nas imediações do estaleiro da Sonamet. Ao Mestre Amaro Ricardo, Administrador municipal, e ao governo o nosso OK.

5. Jornalista Esmeralda Fernandes (mostrou competência na eleição da Miss Angola)
Ninguém pode ignorar. A apresentação dos apresentadores (o pleonasmo é propositado) foi de realçar. Quando por defeito de juízo o favoritismo cairia sobre o radialista Jorge Gomes (tá maluco ou quê!?!?), eis que se despontou com simpatia, fluidez no improviso e sentido de atenção ao corrigir prontamente as (quase) gaffes do seu "parceiro" o rosto do programa "Arcos-Íris" da TPA, Esmeralda Fernandes. A ex-miss Malange
que muitos passaram a conhecer depois de se ver envolvida em escândalo por alegadas conduta promíscua e expansão propositada do vírus da SIDA segundo denúncia de suposta colega ao Angonoticias – definitivamente, esteve bem. Claro, o Jorge também.

6. Amigos e leitores do Blog Angodebates (não é assim que se enche o outro de mimos)
Pelos comentários e (de modo geral) pela interacção que vem sendo já habitual, os amigos e leitores do Blog Angola, Debates e Ideias (www.angodebates.blogspot.com) fizeram questão de "entupir" de mimos (passe o exagero) o seu editor, que somou mais um ano de vida no passado dia 17/12. Para eles todos fica aqui a enorme gratidão.

Gociante Patissa
Share:

1 Deixe o seu comentário:

Soberano Kanyanga disse...

Eu, Luciano Canhanga, teu amigo, sinto-me regozijado pelos elogios.
Que venham mais cem anos... Ou é pouco?

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas