quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Crónica/provocação: Buraco da Saudade... Não me fales do Libolo




Esses são miúdos! Há uma equipa de verdade, do Norberto Maia Ndulo "Noro" (que marca golos a partir do centro, enquanto os adversários rasgam a camisola 7, só para ver se não passa).
Quem é o Libolo, que não tem Sayombo, cujo remate fura a rede? Cuidado então, depois não digam que é azar! De que libolo me falas, que não tem líberos como Cotel, nem avançados como Vicy? Por acaso, no Libolo, alguém se chama César Caná? Vou te falar, mano, mística mesmo é no "Estádio do Buraco", onde pobre assiste na montanha, o rico na bancada, mas gritam "goooooloooo" ao mesmo tempo.
Duvido que existam alí adeptos que não jantam se a equipa perder em casa. Só que eu falo do passado (onde as glórias da Académica do Lobito ficaram) e tu falas do Libolo (do hoje em dia, com peito erguido, sempre em frente). É esta a diferença: um faz história e o outro congelou-se na história, só levanta de vez em quando o pé para simular que está vivo na morbidez infertil da luta para subir de divisão.
PS: Disseram-me os pássaros que, desde que tiraram o comando da equipe técnica ao mais Velho Tó Chiby, confiando-o (ao bairrista e nada erudito) técnico Pintar, tem sido um constante caldo de vitórias. Até já cresce a expectativa de ascender à primeira divisão. E lá vamos nós (de fantasia na mão) derrotando já o Libolo em antecipação. Não me liguem, que eu não ligo tanto o desporto. Andei a escrever isso só para provocar o Canhanga, que o gajo nunca mais diz nada, pá!
Gociante Patissa
Share:

10 Deixe o seu comentário:

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Académica já na primeira divisão do futebol angolano, Girabola edição 2009. O passe foi conseguido este fim de semana, 11/10, em que os miúdos da Santa-CRruz derrotaram no estádi do Buraco o Ondjiva Futebol Clube do Cunene por 5x2, com o "velho" César Caná a marcar um dos tentos. Foi uma partida marcada por um clima elevado de tensão nas hostes dos anfitriões, por se tratar de jogo decisivo. No final, alvo atingido e Pintar, o ténico que passou pelos caçulinhas e gira-bairro, foi levado em "tipoia" improvisada pelos atletas, para o delírio da massa assistente. Questionado pela imprensa se estaria interessado a continuar o seu trabalho, Pintar disse ser um quadro do clube 11 Bravos do Maqui, cabendo a Académica, em caso de interesse, assumir a negiciação. Com essa ascenção, Pintar escreve pela terceira vez tal proeza na sua folha de serviços, ou não fosse sob sua batuta que os clubes 11 Bravos do Maqui e Grupo Desportivo da Chicoil conheceram o gosto de se juntar ao futebol da primeira água em Angola. Entretanto, adeptos mais atentos, apesar de reconhecerem o mérito do Pintar como herói, consideram que o mesmo não tem o "estofo" suficiente para ombrear com os demais na "alta competição", de tal modo que se deveria contratar um técnico com maior tarimba, sob pena de ver o Club Académica do Lobito desqualificar-se no ano seguinte à sua ascenção.

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Académica já na primeira divisão do futebol angolano, Girabola edição 2009. O passe foi conseguido este fim de semana, 11/10, em que os miúdos da Santa-CRruz derrotaram no estádi do Buraco o Ondjiva Futebol Clube do Cunene por 5x2, com o "velho" César Caná a marcar um dos tentos. Foi uma partida marcada por um clima elevado de tensão nas hostes dos anfitriões, por se tratar de jogo decisivo. No final, alvo atingido e João Pintar, o ténico que passou pelos caçulinhas e gira-bairro, foi levado em "tipoia" improvisada pelos atletas, para o delírio da massa assistente. Questionado pela imprensa se estaria interessado a continuar o seu trabalho, Pintar disse ser um quadro do clube 11 Bravos do Maqui, cabendo a Académica, em caso de interesse, assumir a negiciação. Com essa ascenção, Pintar escreve pela terceira vez tal proeza na sua folha de serviços, ou não fosse sob sua batuta que os clubes 11 Bravos do Maqui e Grupo Desportivo da Chicoil conheceram o gosto de se juntar ao futebol da primeira água em Angola. Entretanto, adeptos mais atentos, apesar de reconhecerem o mérito do Pintar como herói, consideram que o mesmo não tem o "estofo" suficiente para ombrear com os demais na "alta competição", de tal modo que se deveria contratar um técnico com maior tarimba, sob pena de ver o Club Académica do Lobito desqualificar-se no ano seguinte à sua ascenção.

Soberano Kanyanga disse...

Parabéns Patissa, parabéns a Académica.
O Libolo vai construindo o seu ninho, tal como dizem os franceses: "Petit a petit l'ouseau fait son ni".

Não ganhamos ao Inter, mas empatamos e consolidamos a terceira posição, aguardando que o Santos não vença.
Será de muito agrado ter duas equipas de BG no Girabola.

Quanto à ausência, meu amigo Patissa, estive de licença e fui ao Município do Libolo onde tendo investir no campo. Um dia levo-te lá para ver o que estou a tentar.
Um abraço e já marquei presença no BLOG.

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

nteBem vindo à carga, companheiro Canhanga. Essa de me levares ao Libolo até já está na agenda, só falta data. Tenho um tipo de trabalho que me ocupa demasiado, mas há sempre uma forma de solicitar uma dispensita... Mas sem pressas. Qdo te der jeito, dás-me tok e falamos. 600 abraços

Anónimo disse...

angola boa tarde

respondo-vo do quintalao do dundo para relatar para todo auditorio nacional o jogo que vai decider o campeonato nacional de football da primeira devisao do ano 2005.

lembramos ao estimado ouvinte que na edicao 2004 do girabola foi neccessario um penalte virtual ao 108 minutos do jogo para se retirar o titulo a equipe nordestina a favor do atletico spor aviacao (ASA).

hoje 23 de outubro de 2005 vamos assister no bem tratado relvado do quintao do dundo um duelo de gigantes um ajuste de contas entre o sagrada esperanca da lunda norte mas uma equipe de luanda desta vez atletico petroleo (petro).

a magnifica equipa da lunda norte vai sair com goliath a balisa roque sapire a lateral esquerdo zola a lateral direito helder vicente e lebo lebo no centrol da defesa bondoso e o cerebro do jogo num meio campo tambem constituido por stopira, fatite, e mbunga os temiveis chinho e santana vao fazer as dispesas no ataque do sagrada.

levamos ti pela onda hertizianas da radio lunda norte em frequencia modulada a en cadeia nacional com radio 5 todas emocoes do jogo desta tarde.

manual deck garante tecnicamente esta transmissao, nela cruz e andre deck fazem a reportangem de pista ribero wefo vai acompanhar as jogadas do petro eu so aguilario virgelio.

7 minutos depois

goooooooolo do sagrada esperanca, lebo lebo, um cruzamento sublimemente feito por stopira apartir do lado esquerdo do ataque dos verde e brancos da lunda norte e lebo lebo com um potente remate
a abrir as hostilidades contra o petro.

(95 minuto depois)

termino a partida! termino a partida jose kissanga, esta feita a historia, apartir de hoje o livro das efemiredes regista que no dia 23 outubro de 2005, 20 anos depois o titulo volta a sair de luanda e caminha a passos largos para o largo primeiro de maio onde a multidao celebra o titulo conquistado pelo sagrada esperanca que verdade se dita kissanga ja a muito que o sagrada merecia este titulo.

jose kissanga, a mas medalhada das equipes angolanas fora de luanda acaba de conquistar o titulo nacional de footbal e tambem destronar BENGUELA DE (GOCIANTE PATISSA E LUCIONO KANHANGA)de ser a unica provicia a retirar o titulo a luanda.

anos depois

boa tarde eu so Gociante patissa vou relatar o jogo das meias finais da taca de angola entre o recriantivo do libolo de (luciano) e sagrada esperanca da lunda norte(Kashuna). duas equipe com diferentes motivacoes sagrada esperanca precisa de ganhar para salvar a epoca e dar degnificar o seu nome enquanto o libolo sem historia no footbal angolano pode consederar-se por satisfeito.

quem vencera? veremos

saudacoes amigas
K.A

Angola Debates e Ideias- G. Patissa disse...

Valeu, companheiro KAhuna André. desporto é, afinal quando bem gerido, mais um motivo de unidade nacional. província: Angola. País: Angola do fairplay. Estamos juntos e já sabes: Só unidos vencemos para unidos celebrarmos.

Anónimo disse...

I am not sure if I should call you Gociante so by calling you Patissa will never be wrong.

Thank you for your promptly replay to my comment, by reading your post I could see it coming, allow me to plea my cause though. I am aware that few will understand but it will suffice to me that at least one person will know both sides of the history.

Please be aware that I am not trying to justify myself, just that playing fairly require ground leveling.

If I was a system, probably could be one of those that are not controllable let alone the observability.

I could be defined by narrow minded as marginal stable, the lazy ones unfortunately oversimplify me by analyzing the transfer function that define my model with a step on time domain.

You are wrong! Absolutely wrong Dr. F. Ricardo could cry, I expected much more from you, do not waste so much potential by oversimplifying the problem, it is really it is there and you know that, just check the election voting pattern and you will see it, call it tribalism, separatism or whatever you want too but hiding it or from it is not the solution, please help us to find solution.

I honestly appreciate your drive for unity among Angolans it is commendable, I love Angola much more than many people think, I hope Angola will always be from Cabinda to Cunene I could not sanction an impendency of any province of Angola, what I dispute however is the pre-conceived ideas that everybody must conform to and need to surround his uniqueness, land, being murder etc in despotic concept of unity, which unity is this brother?

I propose a different unity, a unity which will allow me to see Angola with its 18 provinces, going to Lobito to my uncles, visit Abel, Eduardo, Isabel, why not to see Gociante Patissa imitate nela cruz, edgar cunha, Julio silva

I propose a federalized Angola, help me to understand why I should be learn the gospel of unity.

After saying all that let me end be stating that I do not believe in unity in defeated.

enjoy it

“When I decided to take the word to the streets to mobilize the people, and empower them to protest against the devastation of their environment and their denigration and dehumanization by dictators, I had no doubt where it could end. This knowledge has given me strength, courage and cheer - and psychological advantage over my tormentors.

Whether I live or die is immaterial. It is enough to know that there are people who commit time, money and energy to fight this one evil. If they do not succeed today, they will succeed tomorrow. We must keep on striving to make the world a better place for all of mankind – in this war each one contributing his bit, in his or her own way.

We all stand before history. I am a man of peace, of ideas. Appalled by the denigrating poverty of my people who live on a richly endowed land, distressed by their political marginalization and economic strangulation, angered by the devastation of their land, their ultimate heritage, anxious to preserve their right to life and to a decent living, and determined to usher to this country as a whole a fair and just democratic system which protects everyone and every ethnic group and gives us all a valid claim to human civilization, I have devoted my intellectual and material resources, my very life, to a cause in which I have total belief and from which I cannot be blackmailed or intimidated. I have no doubt at all about the ultimate success of my cause, no matter the trials and tribulations which I and those who believe with me may encounter on our journey. Nor imprisonment nor death can stop our ultimate victory.

I am a man of ideas in and out of prison my ideas will live."

Ken sara-wiwa the crying ogoni

Kashuna andre

Soberano Kanyanga disse...

...anos depois

boa tarde eu so Gociante patissa vou relatar o jogo das meias finais da taca de angola entre o recriantivo do libolo de (luciano) e sagrada esperanca da lunda norte(Kashuna). duas equipe com diferentes motivacoes sagrada esperanca precisa de ganhar para salvar a epoca e dar degnificar o seu nome enquanto o libolo sem historia no footbal angolano pode consederar-se por satisfeito.
quem vencera? veremos
saudacoes amigas
(Sic).K.A
Amigo Kashuna,
Gostei do relato. Em resposta devo dizer que ambas equipas, O Recreativo do Luciano ou a Esperança do Kashuna ganharão. E explico-me melhor:
O Recreativo do Luciano ganhará o jogo e a Esperança do Kashuna ganhará Juízo. AS reciproca também é veradwedeira.
Um abraço, quer ao Patissa por esta página que nos põe a interagir, quer ao amigo Kashuna que convido para visitar-me.

Anónimo disse...

valeu luciano
fico a espera do resultado do jogo
ate la um abraco
K.A

Anónimo disse...

http://markonzo.edu Do not panik! ashley furniture [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536072]ashley furniture[/url], ieakd, allegiant air [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536075]allegiant air[/url], dhfclq, pressure washers [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536078]pressure washers[/url], vadgnx, dishnetwork [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536080]dishnetwork[/url], yabtru, adt security [url=http://jguru.com/guru/viewbio.jsp?EID=1536076]adt security[/url], dxhfc,

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas