quinta-feira, 8 de novembro de 2007

De repente desafio o meu vício

Estou num cyber café
E é sempre a mesma irónica sensação:
(esconder-se e, ao mesmo tempo, estar tão exposto ao mundo)
tomando o café vicioso chamado Internet!
O tempo passa e parece que nada disso importa
À minha direita abre-se e se fecha constantemente a porta
As atendedoras olham para mim
Feito um “louco” com os olhos atrás dos óculos
“comendo” a tela, como se nada mais houvesse à volta
Isso lá pouco importa!

Uma rápida visita aos e-mails
Diz que nada de novo há para hoje
Somente uns kambas que encaminharam o habitual:
Aqueles e-mails que, ora nos levantam, ora nos deixam lá embaixo

É grande a ambivalência
Um lado pede para levantar-me
O outro diz que não, que ainda não se matou a saudade com os kambas
O lado da razão me lembra de mais um elemento: a distância
30 km de estrada entre Lobito e Benguela para uns costumam durar eternidade

Um tanto estranho pensar assim,
mas ter 100 kz no bolso não garante que o taxi chegue cedo
portanto, convém pôr-me andando
enquanto o sol ainda tem rosto
e guardar para o fim
a vontade de relaxar depois de mais um dia de salo
Afinal, amanhã é dia de folga
e o que não der hoje, há-de-se fazer amnhã.
De repente me lembrei que deve sobrar um espaço tempo
Para a família, antes que anoiteça

De repente, a pessoa pensa o quanto muitas vezes
Sacrificamos o direito da famìlia à nossa companhia
Divagando em conversa com kambas ou torturando algum teclado qualquer!!!

(Mas que "vício")
De repente desliguei, e sapei

Gociante Patissa 08-11-2007/ 17:38
Share:

1 Deixe o seu comentário:

Soberano Kanyanga disse...

Mas que vicio!
Amigo meu,
A pergunta que te fazes há muito habita na minha boca/garganta. Mas que vício. Outra que me faço após reflexão é "se valerá outro em vez desse".
Cada tem o seu. E esse nosso vicio até que não é dos piores, embora individuos com família, como eu, encontrem nela os maiores descontentes. Mas, penso, vale apenas continuarmos nesse e dar vida à vida.
Fechar-se e ao mesmo tempo abrir-se é um bom vício.
Nem imaginas o orgulho que teve uma minha amiga quando à procura de matéria sobre Comunicação Social cruzou com os meus escritos na net...

A Voz do Olho Podcast

[áudio]: Académicos Gociante Patissa e Lubuatu discutem Literatura Oral na Rádio Cultura Angola 2022

TV-ANGODEBATES (novidades 2022)

Puxa Palavra com João Carrascoza e Gociante Patissa (escritores) Brasil e Angola

MAAN - Textualidades com o escritor angolano Gociante Patissa

Gociante Patissa improvisando "Tchiungue", de Joaquim Viola, clássico da língua umbundu

Escritor angolano GOCIANTE PATISSA entrevistado em língua UMBUNDU na TV estatal 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre AUTARQUIAS em língua Umbundu, TPA 2019

Escritor angolano Gociante Patissa sobre O VALOR DO PROVÉRBIO em língua Umbundu, TPA 2019

Lançamento Luanda O HOMEM QUE PLANTAVA AVES, livro contos Gociante Patissa, Embaixada Portugal2019

Voz da América: Angola do oportunismo’’ e riqueza do campo retratadas em livro de contos

Lançamento em Benguela livro O HOMEM QUE PLANTAVA AVES de Gociante Patissa TPA 2018

Vídeo | escritor Gociante Patissa na 2ª FLIPELÓ 2018, Brasil. Entrevista pelo poeta Salgado Maranhão

Vídeo | Sexto Sentido TV Zimbo com o escritor Gociante Patissa, 2015

Vídeo | Gociante Patissa fala Umbundu no final da entrevista à TV Zimbo programa Fair Play 2014

Vídeo | Entrevista no programa Hora Quente, TPA2, com o escritor Gociante Patissa

Vídeo | Lançamento do livro A ÚLTIMA OUVINTE,2010

Vídeo | Gociante Patissa entrevistado pela TPA sobre Consulado do Vazio, 2009

Publicações arquivadas